Unidade de Referência em Saúde da Pitanguinha promove ações no primeiro Dia D do Outubro Rosa

Evento proporcionou exame de citologia, consulta com clínico das mamas, testes rápidos, solicitação de mamografia e outros serviços de saúde

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/10/2022 às 14:26
Unidade de Referência em Saúde da Pitanguinha promove ações no primeiro Dia D do Outubro Rosa
Outubro Rosa alerta mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Profissionais e usuárias da Unidade de Referência em Saúde (URS) da Pitanguinha estiveram reunidas, nesta sexta-feira (7), para celebrar o primeiro Dia D da campanha Outubro Rosa de 2022 em Maceió. A iniciativa teve o objetivo de alertar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e promover orientações obre a doença, além de convidar as maceioenses para o autocuidado.

Na oportunidade, as usuárias participaram de palestras sobre câncer de mama, câncer bucal e direito da pessoa com câncer. A ação contou com atividade musical e oferta de serviços de beleza, além da roda de conversa sobre câncer de mama.

O Dia D na URS Pitanguinha também contou com ofertas de exames citopatológicos e clínico das mamas, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinação, solicitação de mamografia e avaliação odontológica. 

“Hoje é um dia para destacarmos as ações do Outubro Rosa  na URS Pitanguinha e em todo o III Distrito Sanitário. Queremos lembrar e conscientizar as nossas usuárias sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e da realização dos exames para o diagnóstico precoce. Por isso, estamos fazendo o encaminhamento de mamografia, além das palestras com as profissionais da unidade para esclarecer as dúvidas e promover conhecimento sobre o tema”, afirma a diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda. 

Diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda, destaca importância da prevenção. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda, destaca importância da prevenção. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A médica Joelma Matias foi uma das facilitadoras da ação. Ela falou sobre o câncer de mama, fatores de risco, prevenção e diagnóstico da doença.

“É importante falarmos sobre o câncer de mama para esclarecer mitos e verdades, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Por isso, é necessário desfazer as crenças sobre o câncer, para que  doença deixe de ser vista como um mal inevitável e incurável, pois um em cada três casos podem ser curados, se descobertos precocemente. Quando a mulher conhece seu corpo, é mais fácil ela perceber os sinais e sintomas suspeitos da doença”, pontua. 

Joelma Matias é medica da URS Pitanguinha e palestrou sobre o câncer de mama. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Joelma Matias é medica da URS Pitanguinha e palestrou sobre o câncer de mama. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Valderez dos Santos é usuária da URS Pitanguinha e, atentamente, estava ouvindo as palestras sobre o câncer de mama e câncer bucal. Emocionada, ela relata que sua mãe teve câncer de boca e veio a falecer em decorrência da doença.

“Infelizmente, minha mãezinha faleceu por causa de um câncer de boca. Fico muito triste quando lembro porque a saudade é grande, não é fácil. Por isso, é importante a gente se cuidar e ter mais informação. Estou aqui para ter mais conhecimento sobre essas doenças”, revela.

Dia D

Os próximos Dias D da campanha Outubro Rosa serão realizados nos dias 14 e 21 de outubro, em outras Unidades de Saúde de Maceió, que também ofertarão às usuárias exames citopatológicos, clínico das mamas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, vacinação, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica. 

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.