Unidade de Acolhimento Infantojuvenil é entregue em Maceió

Redação 22/12/2020 às 15:03
Unidade de Acolhimento Infantojuvenil é entregue em Maceió

Equipamento é o mais novo espaço voltado para cuidado com saúde mental da Capital

A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Drª Nise da Silveira, localizada no Jacintinho, foi entregue pelo prefeito Rui Palmeira e pelo secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, na manhã desta terça-feira (22). O local é o mais novo equipamento da Saúde Mental do Sistema Único de Saúde de Maceió, voltado para realizar um atendimento humanizado para crianças e adolescentes que precisam tratar dependência química.

Izolda Dias – Gerente de Atenção da SMS

Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, destaca a assistência humanizada que será ofertada também nesta unidade. “Este não é um equipamento semelhante à clínicas de internamento, uma vez que obedece ao que é estipulado na Rede de Atenção Psicossocial, ou seja, não interna ou recebe encaminhamentos para internação”, explica.

Inauguração da Unidade de Acolhimento Infantil

O local conta com ambiente de lazer, sala de tv e área externa, quartos para acomodação dos usuários, quarto do plantonista, área de alimentação, recepção, sala da administração, espaço para realização de atividades e vestiário.

Rui Palmeira – Prefeito de Maceió

O prefeito Rui Palmeira destacou a importância do novo espaço de acolhimento para esse público vulnerável. “Ela foi feita com recursos próprios e é uma unidade muito interessante, que vai atender a crianças e adolescentes que tem algum problema com álcool e outras drogas. A gente sabe que, infelizmente, a quantidade de jovens com envolvimento com drogas é muito elevada em nossa cidade, e a gente vai deixar essa unidade completamente pronta, equipada e com os profissionais trabalhando para minimizar e atender melhor essas crianças e jovens”, detalhou.

Thomaz Nonô – Secretário de Saúde

Para o secretário José Thomaz Nonô, entregar essa unidade é um símbolo do trabalho da gestão e dos servidores desenvolvido com esta área. “Nós temos dado uma atenção toda especial para esse público e aqui nós preparamos uma acomodação de excelente qualidade, fisicamente falando, e com a equipe é completamente capaz de atender a essa demanda. Esse segmento da saúde mental tem que ser olhado com muito carinho e um tratamento humanizado, com pessoal capaz e em um lugar acolhedor por si só já vai facilitar, e muito, o retorno dessas pessoas à sociedade como um cidadão recuperado desses problemas”, acrescentou o secretário.

Inauguração da Unidade de Acolhimento Infantil

A unidade é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, oficineiros e agentes de apoio. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool de outras Drogas (Caps AD) Dr. Everaldo Moreira (Farol) será a porta de entrada para essa unidade, já que a UAI atua junto aos Caps, mas esses usuários também poderão ser direcionados ao Caps Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria).

A obra foi realizada com recursos próprios pela Makri Construções e contou com acompanhamento da coordenadora de Engenharia Carolina Barretto, fiscal do contrato, e do engenheiro Romel de Oliveira Cardoso, fiscal da obra.

Inauguração da Unidade de Acolhimento Infantil

Atendimento humanizado

A inauguração contou com representantes dos Caps de Maceió e de integrantes da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS. “Vocês enxergam essas pessoas, que, muitas vezes, não são vistas. Vocês continuarão cuidando dessas pessoas e nada melhor que homenagear a doutora Nise da Silveira, porque a gente não vai resolver o problema desses jovens com porrada, mas sim com atenção, carinho, cuidado que é tudo que eles precisam para sair daqui recuperados”, frisou o prefeito

Izolda reforçou o objetivo da unidade e a importância da integração de toda a rede que compõe a Atenção Psicossocial, como a Educação e a Assistência Social. “Aqui é uma casa de acolhimento em que essas pessoas, que estão em tratamento e não podem ficar em suas casa por alguma vulnerabilidade, vão ficar até o período de seis meses. E para os que frequentam a escola, será viabilizado esse acompanhamento junto a equipe”, afirmou a gerente. “É uma alegria muito grande para equipe e estamos imensamente felizes por estarmos com esse serviço. A gente está mostrando que dá certo, que tem que ser um tratamento humanizado, como dizia a doutora Nise da Silveira”, completou.

Graziela França/ Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.