UBS Tereza Barbosa realiza 3° edição do Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras

Evento tem o objetivo de valorizar o empreendedorismo como ferramenta de independência e saúde mental para mulheres da comunidade

Nesttor Netto (estagiário) - Ascom SMS 08/12/2022 às 09:13
UBS Tereza Barbosa realiza 3° edição do Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras
Bazar reuniu mulheres da comunidade e profissionais de saúde. Foto: Victor Vercant/SMS

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, promoveu nessa quarta-feira (7), a 3° edição do Bazar Natalino Mulheres Empreendedoras. O evento contou com apresentação musical e exposição de produtos confeccionados pelas usuárias e servidoras. O bazar, que é realizado anualmente, tem cunho terapêutico e busca despertar a valorização do empreendedorismo como ferramenta de independência e saúde mental para as mulheres da comunidade. 

Cerca de 20 expositores artesanais participaram do momento, que além da comercialização dos produtos também contou com trocas de experiências e momentos de escuta entre as mulheres e os profissionais de saúde que atuam na UBS Tereza Barbosa.

Segundo a diretora da UBS Tereza Barbosa, Michele Gama, o apoio da Unidade a essas iniciativas junto à população é de extrema importância. “Essas parcerias são importantes para um serviço de qualidade prestado aos usuários, não só nas questões de saúde, mas também socioeconômicas, impactando positivamente a vida dos moradores da localidade”, afirma.

A usuária da unidade, Wanessa de Almeida  que também é microempreendedora de produtos orgânicos  falou sobre a sensação de participar do evento. 

“ Há dois anos eu faço terapia aqui, e esse lugar é como se fosse uma extensão da minha casa, pois sou muito bem acolhida. Meus produtos são artesanais e esse é um evento muito importante, para todas nós, porque é uma forma de valorizar nosso trabalho. Além do apoio no dia-a-dia em relação a saúde, é uma troca de experiência e a convivência contribui para nosso emocional, é de de fato uma terapia coletiva”, destaca Wanessa Almeida.

A psicóloga da UBS Tereza Barbosa, Paula Quitéria,  responsável pelo projeto ressalta o impacto da iniciativa  na vida das participantes.

“São espaços coletivos produtores de saúde mental, esses espaços de conversa e troca, motivam e colaboram no combate da depressão e ansiedade das pessoas, além de gerar sensação de não estarem sozinhas e sentirem-se auto suficientes. É um projeto ligado ao social, saúde e empreendedorismo, incentivamos a independência financeira e fortalecemos a segurança das mulheres”, afirma Paula Quitéria.

Sobre o bazar

O projeto teve início  em 2017, com encontros de caráter terapêutico e bem-estar com usuárias e servidoras, para discutir sobre saúde e meio ambiente. No decorrer das reuniões foi desenvolvido a ideia de trabalhos manuais, com oficinas de bordado e crochê .O primeiro bazar foi realizado em 2019, transformando-se em um ação social e de empreendedorismo.

Atualmente a ação é aberta a todas as mulheres empreendedoras da comunidade, com inscrição para expositores, de modo a gerar empreendedorismo comunitário, fortalecer os laços e também um momento de confraternização e troca entre todos os participantes. Voltado para a saúde mental da mulher, o projeto tem viabilizado uma nova forma de terapia ocupacional na unidade e aproximação entre saúde, população e micro empreendedoras.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.