UBS Tereza Barbosa promove ação direcionada à saúde da mulher

Usuárias da unidade receberam orientações educativas e realizaram exames preventivos

Marília Ferreira/Ascom SMS 22/05/2023 às 11:13
UBS Tereza Barbosa promove ação direcionada à saúde da mulher
Ação de educação em saúde foi conduzida por estagiários de Enfermagem da Faculdade Pitágoras. Foto: Cortesia

Com o objetivo de promover orientações e cuidados à saúde feminina, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), um "Dia D" direcionado à saúde da mulher, no qual possibilitou a intensificação dos serviços de saúde voltados às usuárias da unidade.

A ação, conduzida por estagiários de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, contou com palestras relacionadas à saúde da mulher, alongamento corporal, sorteio de brindes e orientações sobre a importância da realização de exames preventivos, como a Citologia e Colpocitologia, a fim de buscar um diagnóstico precoce para o câncer de colo do útero e evitar possíveis agravos à saúde. O momento também possibilitou a coleta de citologia das usuárias e a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Para a diretora da UBS Tereza Barbosa, Michele Gama, a ação proporcionou um espaço de conhecimento e assistência dedicado às usuárias do SUS.

"Foi um momento muito importante para todos nós e, principalmente, para as usuárias da nossa unidade. Elas receberam assistência, orientações e ricas informações para ampliar ainda mais o conhecimento sobre a saúde feminina. Atividades como essa reafirmam ainda mais nosso compromisso em promover saúde e prevenção aos nossos usuários por meio de ações educativas", destaca.

Ela ainda ressalta a importância da ação ser conduzida por estagiários da área de Saúde, uma vez que a unidade serve como um espaço para colocar em prática o que eles aprendem na teoria, contribuindo no processo de formação de novos profissionais no mercado de trabalho.

"Os espaços de formação para novos profissionais são extremamente importantes. E nossa unidade tem acolhido os estagiários, sendo um lugar de contribuição para o processo de formação justamente dentro dessa perspectiva, com o intuito de aproximá-los à prática profissional. O que eles estudam na teoria, em nossa unidade estão tendo a possibilidade de colocar em prática todo o aprendizado", complementa.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.