UBS Tereza Barbosa incentiva empreendedorismo feminino durante a pandemia
‘Bazar Natalino: mulheres empreendedoras’ proporcionou a exposição de produtos confeccionados por usuárias e servidoras da unidade
Com o objetivo de fortalecer usuárias e servidoras empreendedoras da comunidade, incentivando o comércio local e construindo relações interpessoais entre quem consome e quem comercializa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, promoveu, nesta terça-feira (21), o projeto ‘Bazar Natalino: mulheres empreendedoras’.
A ação contou com a presença de 16 expositoras - usuárias e servidoras da unidade e mulheres empreendedoras do território - e proporcionou um espaço de divulgação de diversos produtos confeccionados manualmente. Ainda durante o momento, as usuárias e servidoras da unidade participaram de uma palestra sobre “Empreendedorismo em Tempos de Crise”, realizada pela assistente social e idealizadora da Florita Urbana, Maria Helena Veiga. Além disso, a ocasião também contou com a apresentação musical da cantora Andreyna Nataly.
“Eu não enxergo a unidade apenas como um ponto de atenção à saúde, mas ela também traz representatividade social. Promover momentos como esse é muito importante porque destacamos essa representatividade, com o intuito de estreitar os laços entre a unidade e toda a comunidade. Cada mulher expositora traz consigo uma história de superação, pois elas tiveram que se reinventar durante a pandemia para subsidiar o seu sustento. Além disso, a saúde mental foi beneficiada por meio da realização desses belos trabalhos manuais desenvolvidos por elas durante o isolamento em casa”, destacou Michelle Gama, gerente administrativa da UBS Tereza Barbosa.
Laís Pereira é usuária da UBS Tereza Barbosa e se tornou empreendedora no início da pandemia, ao ficar desempregada. “O empreendedorismo chegou na minha vida quando fiquei desempregada no início da pandemia. Comecei a fazer pães para consumir em casa mesmo. Depois, comecei a distribuir para meus vizinhos e amigos. A partir daí, surgiu a Colher de Pão. É muito bacana trazer esse espaço para o empreendedor local aqui na unidade. Melhor do que as vendas, é fazer amizades e fortalecer os vínculos com os servidores e a nossa comunidade”, comentou.
“Infelizmente vivemos em um mundo machista e, ainda, precisamos ver igualdade nas oportunidades de trabalho entre homens e mulheres. Muitas destas mulheres começaram a empreender durante a pandemia, precisaram se reinventar e buscar outras alternativas para ter uma fonte de renda. Hoje, estamos reforçando o empoderamento feminino, incentivando a autonomia feminina e a inserção delas no mercado de trabalho”, reforçou a psicóloga Paula Quitéria Ferreira, uma das organizadoras do Bazar.
A nutricionista da unidade, Josiana Saraiva, criou a Anah Acessórios há um ano. Ela disse que a renda é exclusiva para sua filha de 12 anos de idade. “A Anah Acessórios iniciou há um ano e leva o nome da minha filhinha de 12 anos. Toda a renda que entra dedico, inteiramente, para ela. Eu faço todos os acessórios e o dinheiro que recebo é para ajudar no sustento dela”, enfatizou.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.