UBS Marlene Lanverly conscientiza sobre o câncer de próstata

Redação 22/11/2021 às 13:02
UBS Marlene Lanverly conscientiza sobre o câncer de próstata

Profissionais da unidade fizeram apitaço, panfletagem e sensibilização sobre a importância do combate ao câncer de próstata

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Marlene Fernandes Lanverly de Melo movimentou as ruas do bairro Santa Lúcia, onde está localizada, na manhã desta segunda-feira (22), com atividades da campanha Novembro Azul. As ações foram executadas para chamar a atenção dos homens da região sobre a prevenção e os cuidados contra o câncer de próstata.

Profissionais da UBS Marlene Lanverly levaram cartazes, panfletos e material de divulgação para conscientizar a população para a prevenção do câncer de próstata. As atividades contaram com um apitaço, panfletagem e orientação da equipe sobre a importância dos cuidados com a saúde, e o combate ao câncer de próstata para homens que moram ou transitam pela região.

Profissionais da UBS Marlene Lanverly conscientiza sobre o câncer de próstata. Foto: Ascom SMS

De acordo com a diretora administrativa da UBS, Luana Melo, a campanha do Novembro Azul na unidade tem abordagem similar à aplicada ao Outubro Rosa, só que dirigida à saúde do homem.

“Nós, da equipe da UBS Marlene Lanverly, adotamos as mesmas abordagens do Outubro Rosa – Campanha Mundial para a Conscientização do Câncer de Mama – porque vimos que essa abordagem teve uma adesão significativa aqui na região. A população viu a nossa equipe nas ruas, chamando a atenção delas a respeito da importância do combate e tratamento precoce dessas doenças”, explica.

O formato das ações da equipe da UBS teve o retorno que elas imaginavam. “Hoje já percebemos que a abordagem deu certo. Quando metade da equipe voltou para a unidade, recebemos homens que procuravam por encaminhamentos para o urologista e testes rápidos”, informa Luana.

Profissionais da UBS Marlene Lanverly conscientiza sobre o câncer de próstata. Foto: Ascom SMS

A campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial destinada ao combate e detecção precoce do câncer de próstata. A falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. Segundo o Instituto Lado a Lado Pela Vida, o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Mortalidade

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a principal causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.