UBS Antônio de Pádua promove ação de Março Lilás para usuárias
Ação contou com sala de espera com palestrantes, voz e violão, citologia, teste rápido e sorteio de brindes
Em mais uma ação alusiva à saúde da mulher, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio de Pádua Cavalcante, localizada na Chã da Jaqueira, promoveu nesta quinta-feira (17), uma ação com atividades voltadas à celebração do mês da mulher para as usuárias.
A ação contou com palestras em sala de espera sobre temas diversificados, como a Importância do Diagnóstico Precoce e Consultas de Rotina, abordado pela colposcopista Daniela Palmeira; Cuidados na Gravidez e Pré-natal, ministrada pela ginecologista e obstetra Silvia Melo e Direitos da Mulher, apresentado pela assistente social Rita Brito.
Foram realizados ainda exames preventivos como citologia e testes rápidos, com as enfermeiras Barbara Gama e Caroline Gama, além de atividades educativas de saúde bucal, com a dentista Cláudia Coelho, abordando a prevenção do HPV no sexo oral. Ao final, a equipe de trabalho promoveu um sorteio de brindes entre as usuárias.
De acordo com a diretora da unidade, a ação atendeu a cerca de 70 mulheres durante todo o dia e seguiu no horário estendido até às 21h. Nesta sexta-feira (18) Dia D da campanha Março Lilás, a unidade repetirá o atendimento exclusivo às mulheres no horário estendido.
“Recomendamos a todas as mulheres a fazerem sempre os exames preventivos, não apenas do colo do útero, mas também da mama e todos os de rotina, que sempre promovam a saúde, o autocuidado e procurem o atendimento médico com mais frequência, para ter acesso a orientações, prevenção, diagnóstico precoce e mais qualidade de vida”, finalizou Djelba Bertoldo, diretora da UBS.
Para a médica ginecologista e obstetra Silvia Melo, que coordena a Saúde da Mulher na SMS, um dos objetivos da ação foi a oportunidade de educar as mulheres a respeito da prevenção contra o Papilomavírus Humano (HPV).
“Nessas ações fazemos questão de reforçar a prevenção e vacinação contra o HPV, pois essas meninas de 9 a 14 anos, quando atingirem a maioridade, terão, consideravelmente, um risco menor de desenvolver o câncer. Este tipo de câncer é o único que podemos prevenir por vacina, pois é causado por um vírus. Nossa missão é estimular essas mães e mulheres a fazer os exames preventivos, e levar informação e saúde à comunidade”, explica.
A palestra sobre os cuidados na gravidez e pré-natal discutiu a importância da prevenção, pois quando a mulher se previne, diminui o desgaste psicológico e clínico do tratamento. Sem diagnóstico precoce, a mulher pode passar por histerectomia (retirada da mama) quimioterapia e radioterapia e quando é em relação à mama, a mulher se sente mutilada.
“Queremos que as pacientes venham às consultas ginecológicas com frequência, mesmo sem sentir nada, pois as doenças, às vezes, são silenciosas e devemos detectar antes'', completa Silva Melo.
Luciana Fernandes, usuária da UBS, grávida e mãe de um menino de 9 anos, participou da sala de espera e aproveitou para fazer sua consulta de rotina com a obstetra.
"Essas ações são muito boas. Dessa forma previne as meninas e mulheres, pois todo exame preventivo pode evitar o processo de adoecimento. É importante incentivar a todos sobre a saúde da mulher e da família”, destaca.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.