Trabalhos premiados de unidades de saúde reforçam prática e construção de conhecimento no SUS
Iniciativas vêm assegurando acompanhamento e continuidade dos beneficiários do programa Bolsa Família
Duas iniciativas formuladas por equipes de unidades de saúde de Maceió, premiadas como práticas inovadoras no 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica – promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal – e no 9º Fórum eMulti da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irão somar conhecimento para os atendimentos do SUS no Município.
O primeiro trabalho, elaborado pela equipe da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes (Cidade Universitária), implementou uma reformulação no fluxo de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.
A partir da iniciativa, a rotina da unidade – de demanda espontânea e referência para mais de 15 conjuntos habitacionais no seu entorno – foi organizada, e hoje a equipe consegue não só atender às condicionalidades da saúde no programa com eficiência, mas também qualificar os indicadores da assistência em saúde na sua região de abrangência.
“Essa redefinição no atendimento possibilitou um aumento na procura pelo serviço de saúde, atualização da situação vacinal, maior adesão ao pré-natal, comparecimento do adolescente e homens nas consultas, aumento da procura pelos exames preventivos das mulheres, entre outros pontos, que têm gerado resultados bastante positivos nos indicadores do Previne Brasil”, reforçou a assistente social Renata Araújo, uma das autoras do trabalho premiado.
Adolescentes
Outra iniciativa destacada pelos resultados obtidos vem sendo desenvolvida pela Unidade de Saúde da Família (USF) José Bernardes Neto, localizada no Rio Novo. Intitulada “Desafios dos Condicionantes do Programa Bolsa Família numa Equipe de Saúde da Família”, a experiência promoveu mudanças na comunidade a partir do acolhimento aos adolescentes.
Realizado em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, o trabalho ganhou projeção por redefinir o atendimento – antes focado apenas no acompanhamento dos dados básicos de antropometria e situação vacinal – para a formação de grupos, onde questões fundamentais dessa fase da vida são debatidas.
“Nossa preocupação foi trazer para eles, em reuniões mensais, o debate de questões como orientações e educação em saúde, prevenção, atividade física, atualidades, profissões e, principalmente, uso de mídias sociais, aproximando cada vez mais esse público-alvo dos serviços da unidade”, explica a enfermeira Suzana Kelly França, uma das autoras do trabalho.
Coordenadora do Programa Bolsa Família na Saúde desde 2006, a assistente social Rita Leone destaca a importância desse momento, em que duas iniciativas voltadas às atividades das unidades nas condicionalidades da saúde no Programa Bolsa Família são reconhecidas como práticas de construção do conhecimento dentro do SUS.
“É muito gratificante, após tantos anos de vivência, poder ver isso acontecer na prática, com profissionais de saúde fazendo fluir a assistência em saúde para essas famílias e tendo esse esforço reconhecido. E isso tem refletido em outro fator importante: a redução do número de bloqueios e suspensões dos benefícios para as famílias das regiões onde essas práticas têm sido adotadas. Agora, a meta é compartilhá-las”, ressaltou a coordenadora.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.