Trabalhadores do Mercado do Jacintinho são orientados sobre cuidados com a saúde vocal e nutricional
Projeto foi criado há um ano e beneficia trabalhadores de feiras livres em Maceió
A equipe multiprofissional do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou ações direcionadas a práticas de saúde vocal e nutricional aos trabalhadores do Mercado da Feirinha do Jacintinho. A ação foi realizada na quarta-feira (16) e faz parte do projeto 'Orientação em Saúde Vocal e Alimentação Saudável em Trabalhadores de Feiras Livre de Maceió', criado há um ano.
O projeto foi idealizado pela nutricionista, Taciana Gissely, e pela fonoaudióloga, Francimar Gadelha. As atividades realizadas com os trabalhadores de diversa áreas contam com pesquisa, aplicação de questionários e orientações sobre os cuidados com a voz e a promoção da alimentação saudável.
A nutricionista, Taciana Gissely, informou que a ação foi destinada a este público pelo fato desses trabalhadores serem mais vulneráveis e expostos ao sol e ao calor de Maceió.
“Os trabalhadores de feiras muitas vezes são esquecidos, além de serem também um público muito vulnerável, porque trabalham expostos ao sol e ao calor. Por isso, a gente fez esse trabalho voltado a esse público, porque nós costumamos ir mais a empresas e os trabalhadores informais acabam ficando esquecidos”, revela.
A fonoaudióloga, Francimar Gadelha, destaca que o projeto é importante para os trabalhadores das feiras livres, pois eles usam muito a voz para executar suas tarefas diárias.
“Nós procuramos um tipo de projeto onde podemos trabalhar em conjunto. No meu caso, eu trabalho especialmente com esses trabalhadores que usam muito a voz. Sigo fazendo pesquisas, questionários e orientações sobre saúde vocal desses feirantes. A finalidade do projeto é fazer essa busca ativa. A gente já procura ver se os trabalhadores têm algum tipo de disfonia, aí quando detectamos, nós fazemos o acolhimento e os convidamos para ir até o Cerest”, explica.
O feirante, Willian Almeida, é um dos beneficiados pelo projeto. Ele falou que a ação o ajudou a tirar dúvidas sobre sua nutrição e a saúde de sua voz.
“Percebi que eu preciso melhorar a minha alimentação e o meu sono, para eu dormir um pouco melhor, já que eu durmo muito tarde. E em relação à minha voz também, para identificar os riscos e as orientações necessárias para a minha saúde”, destaca.
Como agendar
O Cerest disponibiliza canais para agendamento de consulta e acolhimento aos trabalhadores.
Telefone: (82) 3312-5577
Email: [email protected]
Endereço: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá
Documentos necessários:
RG e CPF
Cartão SUS
Comprovante de residência
Encaminhamento das unidades de saúde, mini pronto-socorros ou hospitais
Laudos médicos e exames laboratoriais.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.