Testes rápidos: saúde promove capacitação para profissionais do Consultório na Rua

Capacitação foi promovida pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais e buscou atualizar os profissionais do Consultório na Rua sobre o manejo de testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 01/04/2022 às 12:52
Testes rápidos: saúde promove capacitação para profissionais do Consultório na Rua
Capacitação ocorreu no bloco I do Pam Salgadinho. Foto: Equipe IST/Aids e Hepatites Virais

Buscando aprimorar os processos de trabalho e investir em educação permanente dos profissionais de saúde, a Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais do Município, realizou nesta sexta-feira (1), uma capacitação sobre melhorias na execução de testes rápidos. O curso ocorreu no bloco I do Pam Salgadinho (Poço) e foi direcionado às equipes do Programa Consultório na Rua.

De acordo com a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, Tereza Carvalho, investir na constante capacitação das equipes de saúde possibilita a melhoria da assistência à população em geral.

“Os principais pontos abordados durante esse curso foi sobre o manuseio, leitura de testes, preenchimento de laudos e critérios para o encaminhamento para o tratamento, que são processos que sempre são melhorados, visando uma leitura melhor desses exames, que servem para detectar HIV, Aids, sífilis e hepatites virais”, explica.

Foto: Equipe IST/Aids e Hepatites Virais
Foto: Equipe IST/Aids e Hepatites Virais

A capacitação foi conduzida pelas enfermeiras Sueli Teresinha, que atua no bloco I do Pam Salgadinho e por Gessyca Melo, gerente de IST/Aids e Hepatites Virais do Município. Essas formações ocorrem de maneira contínua, não só para profissionais de saúde, mas para estudantes e residentes dos serviços de saúde, visando uma maior integração e comprometimento desses futuros profissionais com os serviços oferecidos pelo SUS.

Sobre os testes

Além das equipes do Consultório na Rua, que realizam os testes durante as ações com a população em situação de rua, eles são ofertados em todas as Unidades de Saúde e servem para detectar quatro principais doenças: HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. O exame é feito por meio de uma gota de sangue coletada na ponta do dedo e o resultado sai em 20 minutos.

O resultado, sendo positivo ou negativo, é entregue de forma individual por um profissional de saúde que faz o aconselhamento desse indivíduo e o encaminhamento necessário.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.