SMS realiza Seminário Sífilis em Foco: um compromisso coletivo em alusão ao Outubro Verde
Evento reforça importância da notificação, diagnóstico precoce e do compromisso intersetorial no enfrentamento à doença
 
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), realizou nesta quinta-feira (30), no auditório da Uninassau, localizado no bairro do Farol, o Seminário “Sífilis em Foco: um compromisso coletivo”. A atividade marcou o encerramento da campanha Outubro Verde, mês dedicado à conscientização e ao combate à sífilis.
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS destacou a programação e importância da campanha. “A programação ocorreu durante toda a manhã e foi composta por três mesas temáticas, reunindo profissionais e técnicos da saúde municipal, estadual e federal para fortalecer estratégias de enfrentamento à doença. Essa ação integrada é um avanço muito importante para avançar no combate à doença”, disse.
A primeira mesa abordou “A importância da notificação oportuna e da vigilância para prevenção de óbitos”. A palestrante Hillary Gabriela, referência técnica da sífilis na Sesau/AL apresentou o Perfil Epidemiológico do estado, enquanto técnicos da Vigilância Epidemiológica do município de Maceió, Rita Mendonça e Eromir Francisco, debateram os desafios da vigilância do óbito por sífilis.
A segunda mesa, mediada por Hillary Gabriela, teve como tema “Do Diagnóstico à eliminação: desafios e estratégias para o controle da sífilis nos territórios”. O debate contou com a participação dos consultores técnicos da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Luis Fernando Aires e Fábia Lisboa de Souza, que compartilharam experiências e estratégias de atuação para o fortalecimento da rede de atenção.
“Gostaria de parabenizar o município de Maceió por estar realizando esse evento devido à importância da eliminação da transmissão vertical das sífilis congênita no município. O nosso trabalho, enquanto Ministério, é trabalhar em conjunto para obter um cenário cada vez melhor em relação ao número de casos”, relatou o consultor-técnico da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Luis Aires.
Encerrando a programação, a terceira mesa trouxe o tema “Compromissos coletivos no enfrentamento da sífilis”, com a presidenta do Coren-AL, Dannyelly Costa, e as enfermeiras Hillary Gabriela e Dayana Tenório, que abordaram a administração da penicilina e a linha de cuidado da sífilis, reforçando a importância da atuação integrada entre os serviços de saúde.
O evento foi finalizado com a premiação dos municípios que alcançaram as metas de eliminação da sífilis, reconhecendo o empenho das equipes locais e o impacto positivo das ações de vigilância e atenção à saúde no território alagoano.
A campanha Outubro Verde tem papel fundamental na mobilização da sociedade e dos profissionais de saúde para o enfrentamento da sífilis — uma doença evitável, tratável e cuja eliminação depende do comprometimento coletivo, da vigilância ativa e da assistência oportuna.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
