SMS promove atualização técnica para qualificar vigilância de doenças de notificação compulsória em Maceió
Capacitações reúnem profissionais da Atenção Primária para alinhamento de fluxos, manejo clínico e reforço da notificação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT), está realizando uma série de atualizações técnicas direcionadas aos profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde e demais equipamentos da rede municipal.
As atividades foram iniciadas na última terça-feira (18) e vão ocorrer ao longo do mês de novembro, com o objetivo de fortalecer o fluxo de notificação, aprimorar o manejo clínico e padronizar condutas relacionadas às doenças de relevância epidemiológica.
A iniciativa reforça a importância da detecção precoce, da notificação oportuna e da condução adequada dos casos suspeitos e confirmados, contribuindo diretamente para a qualidade da assistência e da vigilância em saúde no município.
Durante as capacitações, estão sendo abordados temas estratégicos para o cotidiano das unidades, com foco em quatro doenças prioritárias: esporotricose, sarampo, sífilis e meningite. A proposta é fortalecer a atuação das equipes e aprimorar o registro e análise das informações epidemiológicas em cada território.
“A participação dos profissionais é essencial para aprimorar a vigilância epidemiológica e garantir respostas mais eficientes frente às doenças e infecções de maior relevância para a saúde pública de Maceió. Médicos(as), enfermeiros(as), coordenadores(as) e responsáveis pela notificação estão entre o público prioritário convocado para a atualização”, reforça a coordenadora CTVDATNT, Rosicleide Barbosa.
As primeiras etapas da atualização foram realizadas na terça-feira, das 8h às 14h, com a participação das equipes dos Distritos Sanitários 6° e 7°, em atividade realizada no Auditório da Maurício de Nassau. Nesta quarta-feira (19), no mesmo horário e local, a capacitação foi direcionada aos profissionais dos Distritos Sanitários 2°, 3° e 5°, fortalecendo a integração entre as unidades da Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica.
Cronograma das Atualizações
25 de novembro de 2025
- Horário: 8h às 14h
- Distrito Sanitário: 4°
- Local: Auditório Marilac
26 de novembro de 2025
- Horário: 8h às 14h
- Distritos Sanitários: 1° e 8°
- Local: Auditório do 2° Centro de Saúde (Poço)
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.