SMS intensifica exames para rastreamento do câncer de mama

Redação 05/10/2020 às 16:51
SMS intensifica exames para rastreamento do câncer de mama
Não há filas para a realização de mamografias na Capital

A saúde da mulher merece atenção durante o ano inteiro, mas em outubro os olhares se voltam ainda mais para a conscientização e cuidados com o câncer de mama. Na capital alagoana, a Prefeitura reforça, com as ações do Maceió Rosa, a importância de prevenção da doença. Entre as medidas que garantem uma detecção precoce estão os exames de rastreamento, como a mamografia.

Mesmo mulheres que não apresentam sinais da doença, mas que têm entre 50 e 69 anos, devem realizar o exame anualmente. As integrantes da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde só precisam ir a uma unidade de saúde mais próxima e solicitar o encaminhamento. Em seguida, devem se direcionar a um dos prestadores contratualizados com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No caso de mulheres com histórico de familiares próximos com câncer de mama, o acompanhamento anual deve iniciar a partir dos 40 anos.

Entre os contratualizados para a realização das mamografias estão a Clínica Guri, Diagnose, Hospital Universitário, Hospital Vida, Med imagem, Nova Imagem, Santa Casa e PAM Salgadinho

Já no caso das mulheres que estão fora da faixa etária preconizada, também é importante estar sempre atenta à saúde e aparência das mamas. “‘A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres fora da faixa etária é a realização anual do Exame Clínico das Mamas (ECM) e, nos casos alterados, a complementação com o exame mamográfico”, explica a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Sayonara Ferreira.

Em Maceió não há fila para a realização das mamografias, que são agendadas no mesmo dia em que a usuária realiza a solicitação. A expectativa é que sejam feitas 31.654 mamografias no ano, o que corresponde a 2.638 exames mensais. No entanto, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, até agosto deste ano apenas 8.387 usuárias fizeram o agendamento e realizaram suas mamografias.

Detecção precoce é a melhor forma de prevenção

Um diagnóstico realizado ainda nos primeiros sinais da doença aumenta as chances de cura da paciente. E para que haja uma detecção precoce é necessário que as mulheres conheçam seu corpo e fiquem atentas às possíveis anormalidades das mamas.

A mastologista Lenise Omena Gama, que atua no PAM Salgadinho, destaca a importância de um diagnóstico precoce para um tratamento eficaz. “A mulher deve estar atenta a qualquer anormalidade, como a saída de secreção sem apertar, nódulos e presença de alguma retração (afundamento) na mama ou no bico do seio e protuberância”, explica.

A enfermeira Sayonara Ferreira, detalha algumas medidas que são importantes para a prevenção do câncer. “A prática de exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal ajudam na prevenção”, exemplifica.

Graziela França/ Ascom SMS

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.