SMS faz oficinas para estimular alimentação saudável e utilização integral dos alimentos
Ação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi destinada a usuários do SUS
Brownie feito com casca de banana, refrigerante saudável de cenoura e geléia feita da casca da melancia foram algumas das preparações ensinadas por nutricionistas da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) a usuários do SUS. As oficinas de culinária foram realizadas na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.
As atividades, que tiveram como objetivo principal a promoção da alimentação saudável e o incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos, foram coordenadas pelo Programa de Alimentação e Nutrição e pela equipe multiprofissional 5 (eMulti5) da SMS.
A oficina culinária promovida pela eMulti5 aconteceu nesta segunda-feira (16) e contemplou usuários do 3º Distrito Sanitário, atendidos na Unidade de Saúde da Família do Ouro Preto.
“Além de abordar a questão do desperdício de alimentos, também tivemos a oportunidade de falar com os usuários sobre cadeia produtiva de alimentos, insegurança e soberania alimentar. Temas importantes de serem discutidos que, com certeza, irão fazer a diferença na forma de se alimentar dos participantes a partir de hoje”, enfatizou Kelly Marques Luz, assistente social responsável pela área técnica eMulti da SMS.
Já a oficina desenvolvida pelo Programa de Alimentação e Nutrição da SMS em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc foi realizada nesta terça-feira (17) e contou com a presença de usuários de todos os Distritos Sanitários de Maceió.
“Convidamos os líderes comunitários de vários bairros de Maceió para ensinar sobre a adequada forma de se alimentar e mostrar também que é possível aproveitar todas as partes do alimento e transformar em preparações saborosas. Nossa intenção foi que os participantes de hoje se tornassem multiplicadores desse saber repassado na atividade”, explicou a nutricionista da Alimentação e Nutrição, Laís Cerqueira.
Além das informações repassadas pelos profissionais, as oficinas de culinária contaram também com o compartilhamento de experiências culinárias dos usuários. “Foi uma grata surpresa perceber o quanto os participantes já sabiam sobre preparações saudáveis. Uma troca que incrementou ainda mais as receitas que preparamos durante as oficinas”, concluiu Kelly Marques.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.