Sistema Pronto! terá mudança do número de atendimento nesta quarta (15)

Alteração no WhatsApp visa melhorar o tempo de resposta inicial ao usuário

Cássia Oliveira/Ascom SMS 13/03/2023 às 14:39
Sistema Pronto! terá mudança do número de atendimento nesta quarta (15)
Sistema Pronto! está disponível pelo WhatsApp e nas Unidades de Saúde. Foto: Ascom SMS

O número de acesso ao Sistema Pronto! de marcação de consultas especializadas e exames complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai mudar. A partir desta quarta-feira (15), para o usuário do SUS encaminhar suas solicitações de agendamento de solicitações médicas, terá que fazer uso do número (82) 3312-5492, que passará a ser o contato oficial para esse serviço na SMS.

De acordo com o coordenador-geral de Tecnologia e Comunicação da saúde municipal, Rômulo Ribeiro, a mudança é resultado de uma parceria firmada com o aplicativo WhatsApp e tem a finalidade de expandir a ferramenta, melhorando o tempo da resposta automatizada para o usuário.

“Com a mudança, o número do Pronto! ficará sediado no ambiente de interface virtual (conhecida como nuvem) do WhatsApp, garantindo mais velocidade e estabilidade nas interações dos usuários com a ferramenta. Com isso, poderemos assegurar uma melhoria significativa na resposta do serviço no atendimento inicial à população”, afirmou Ribeiro.

Lançado em setembro de 2022, o Sistema Pronto! foi criado com um objetivo bem definido: tornar o acesso dos usuários aos serviços do SUS de forma mais rápida e eficaz. Implementado por etapas, o acesso via WhatsApp logo ganhou a adesão dos maceioenses e hoje reúne 77 unidades de saúde da rede municipal e mais de 100 prestadores de serviço contratualizados, gerando mais de 2.200 interações diárias.

O acesso ao serviço pode ser feito através do escaneamento do QR Code impresso nos cartazes disponíveis nas Unidades de Saúde ou salvando o número (82) 3312-5492 no seu próprio celular. Ao entrar em contato, é preciso ter em mãos CPF, cartão do SUS, requisição médica com a solicitação de exame e/ou consulta e comprovante de residência. Com isso, é só seguir as instruções das mensagens eletrônicas do aplicativo.

Aqueles que não sabem lidar com o aplicativo ou possuem aparelhos sem acesso à internet podem contar com a ajuda dos agendadores nas unidades, também recebendo sua marcação em casa.

Sistema Pronto! terá mudança do número de atendimento nesta quarta (15)
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.