Setembro Amarelo: unidades de saúde elaboram atividades para usuários, servidores e população

Redação 24/09/2021 às 11:40
Setembro Amarelo: unidades de saúde elaboram atividades para usuários, servidores e população

Profissionais de saúde abordam sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio

Seguindo o cronograma de atividades do Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, as Unidades de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió continuam promovendo a temática para usuários, servidores e a população maceioense. Desta vez, profissionais da Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela e do Caps Rostan Silvestre realizaram as ações.

A Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, realizou nesta sexta-feira (24) o Humanizateca – um espaço humanizado voltado para cuidar dos próprios profissionais de saúde –, com a participação da equipe do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho.

Servidores da UBS Tereza Barbosa e do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho. Foto: Divulgação

Segundo a gerente da UBS Tereza Barbosa, Michelle Gama, o encontro proporcionou um diálogo sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. “Iniciamos o encontro com uma prática integrativa de respiração consciente e relaxamento, após a técnica foi aberto um diálogo sobre a valorização da vida como prevenção do suicídio. Além disso, também discutimos a importância da rede de atenção psicossocial do município na promoção de saúde mental.

“A nossa proposta para o setembro amarelo caminhou para a valorização da vida, sobre a importância de enaltecer o dom que é viver e ter um olhar resiliente”, completou Michelle.

Já os profissionais da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, situada no bairro da Ponta da Terra, realizaram nesta quinta-feira (23), uma apresentação para os usuários sobre a prevenção e combate ao suicídio. E também explanaram sobre os serviços especializados oferecidos pelo município para acolhimento e recolhimento dos sinais e sintomas do comportamento suicida e de como agir para salvar vidas.

Profissionais da UBS Osvaldo Brandão explanam sobre o Setembro Amarelo para os usuários. Foto: Divulgação

“Tudo que promove o conhecimento e a prevenção à saúde é sempre motivador para nós. Tratar de assuntos como a valorização da vida é sempre muito importante. Estamos aqui para ajudar de alguma forma àqueles que precisam ter acesso a saúde como um todo”, afirma a gerente da UBS Osvaldo Brandão, Taciana Oliveira.

O Caps Rostan Silvestre também promoveu, nesta sexta-feira (24), duas atividades externas. A primeira, no Núcleo de Atividade Física, no bairro do Vergel do Lago – onde foram realizadas atividades físicas, entrega de panfletos e uma roda de conversa com a população; e a segunda, na Maternidade Santa Mônica – na qual os profissionais abordaram sobre a depressão pós-parto para os funcionários e pacientes.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, buscando conscientizar os maceioenses sobre o tema e apresentá-los aos serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.

Marília Ferreira / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.