Setembro Amarelo: Saúde promove mobilização junto a servidores

Redação 10/09/2021 às 12:47
Setembro Amarelo: Saúde promove mobilização junto a servidores

Atividades contaram com música e distribuição de material informativo sobre o mês de prevenção ao suicídio

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio, celebrado nesta sexta-feira (10), servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram recebidos com música e entrega de materiais informativos. Os profissionais da Gerência de Atenção Psicossocial passaram nos setores do prédio sede falando sobre a campanha do Setembro Amarelo e informando os canais e serviços disponíveis para aqueles que precisarem de ajuda.

Mobilização recebeu servidores foram recebidos com música nesta sexta-feira. Foto: Ascom SMS

O servidor do setor de Controle e Avaliação da Saúde, Amaro Sabino, aprovou a iniciativa. “É muito importante isso que está sendo feito, pois mostra que nós não estamos sós e também nos alerta para observar melhor quem está ao nosso redor e pode precisar de ajuda”, afirma.

Amaro Sabino, servidor da saúde, aprovou iniciativa. Foto: Ascom SMS

Segundo a gerente de Atenção Psicossocial de Maceió, Sheyla Ferro, além de demonstrar apoio àqueles que estão precisando, o objetivo é que essas pessoas sejam replicadores de mensagens de valorização da vida. “Essa é uma situação que pode ser evitada quando nos colocamos à disposição daqueles que estão em sofrimento e incentivamos a buscar ajuda profissional. É um tema que merece ser discutido, mas deve ser feito de forma muito responsável”, destaca.

Servidores receberam material informativo. Foto: Ascom SMS

O material informativo distribuído aos servidores traz algumas dicas de como abordar a temática de maneira construtiva, tanto nas mídias sociais quanto fora delas. Entre os principais pontos estão: falar com empatia e cuidado, não fazer piadas sobre o tema, não julgar ou reforçar preconceitos, não compartilhar conteúdo explícito sobre suicídio, apresentar serviços de atendimento especializado para alguém em crise, entre outros.

A campanha

O Setembro Amarelo de 2021 tem como tema “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só” e intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, com o intuito de conscientizar sobre o tema e apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.

Para dar visibilidade à causa, durante este mês, o prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, foi iluminado de amarelo, por recomendação do Ministério da Saúde. A iluminação de construções, monumentos e fachadas de prédios públicos é uma importante forma de lembrar que a prevenção ao suicídio é um assunto que deve ser lembrado e debatido.

Fachada da Associação Comercial de Maceió iluminada com a cor da campanha. Foto: Ascom SMS

Serviços especializados existentes em Maceió

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

Outros números de atendimento

– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188

– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710

99941-0326 e 98891-0820.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.