Setembro Amarelo: profissionais de saúde devem ficar atentos à saúde mental

Redação 11/09/2021 às 13:10
Setembro Amarelo: profissionais de saúde devem ficar atentos à saúde mental

Categoria dos profissionais de saúde foi bastante afetada durante a pandemia, por isso, a Gerência de Atenção Psicossocial destaca que medidas existem para prestar assistência a esses profissionais

A pandemia da Covid-19 impactou todos os setores da sociedade e, por lidar com as mudanças impostas pelo novo coronavírus, as pessoas têm enfrentado situações que afetam diretamente sua saúde mental. Uma categoria profissional bastante afetada nesse período são os da saúde, que além de lidar com as próprias perdas, cuidam da saúde física e mental de seus pacientes.

A gerente de Atenção Psicossocial do Município, Sheyla Ferro, destaca que nesse cenário, muitas vezes passa despercebido que os profissionais que estão na linha de frente também precisam de ajuda e de cuidados. “Todos os dias eles estão ali, sendo fortes, cuidando de todos, mas é preciso que tenhamos um olhar ampliado para esse profissional, principalmente em relação à sua saúde mental, bastante afetada nesse período tão difícil e atípico que estamos vivendo”, destaca.

Gerente de Atenção Psicossocial do Município, Sheyla Ferro. Foto: Ascom/SMS

Para a profissional, é preciso observar atentamente as situações pelas quais eles estão passando e buscar sempre proporcionar momentos de descontração e relaxamento no ambiente de trabalho, pois essa é uma forma terapêutica de aliviar as tensões cotidianas que a profissão exige.

“Se não estamos bem, como vamos cuidar do outro? Então, em nossos serviços de saúde, além de ações pontuais que podem ser feitas no dia a dia, estamos sempre buscando motivar os profissionais, mostrar que eles não estão sós e atentos a qualquer pedido de ajuda, que são encaminhados de forma célere a um tratamento adequado, como uma terapia ou mesmo tratamento médico”, explica Sheyla Ferro, gerente de Atenção Psicossocial de Maceió.

“Durante o Setembro Amarelo, é importante sim mostrar aos usuários que eles não estão a sós, que existe saída e ajuda para seus problemas, mas precisamos também voltar o nosso olhar para os nossos profissionais, nossos colegas de trabalho, nossos servidores que também estão passando por momentos difíceis. Nós cuidamos, mas temos que cuidar de nós mesmos também e entendermos que também temos um limite”, completa Sheyla Ferro.

Tema da campanha 2021 do Setembro Amarelo. Foto: Divulgação

Assistência aos profissionais

Para prestar assistência aos profissionais de saúde do município que necessitem de atendimento psicológico, a Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió disponibiliza um Teleatendimento Remoto por meio do número 3312-5410. O serviço funciona às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h e conta com três psicólogos para realizar os atendimentos.

O profissional de saúde que tiver necessidade pode ligar para o número, agendar um horário e os psicólogos farão o acompanhamento necessário para cada caso. Esse acompanhamento inclui a consulta psicológica e também o encaminhamento para demais serviços de saúde mental, a depender da necessidade identificada.

“Mesmo com o retorno às atividades presenciais, muitos profissionais ainda passam por problemas decorrentes de suas perdas, do período de afastamento e diversas situações que contribuem para seu adoecimento. Então fazemos um trabalho preventivo, buscamos observar, acolher e orientar, mas lembrando que a adesão ao tratamento é voluntária”, finaliza Sheyla Ferro, gerente de Atenção Psicossocial.

Setembro Amarelo

Ao longo do mês de setembro, serão realizadas diversas ações de conscientização em torno da prevenção ao suicídio voltadas para os usuários, profissionais dos serviços de saúde e população em geral. A campanha de 2021 tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só” e busca apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial de Maceió.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.