Servidores participam de ações de saúde no Dia Mundial de Combate a Ler-Dort
Encontro promovido pelo Cerest Maceió destaca importância da prevenção e cuidado com agentes de combate às endemias
O Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest Maceió) realizou, nesta quarta-feira (28), no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá, uma atividade com os agentes de combate às endemias.
A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos servidores e faz parte de uma série de intervenções em saúde do trabalhador, cujas ações integram o projeto “Cuidando da Saúde dos Agentes de Endemias de Maceió/Alagoas”. A iniciativa .
A atividade teve início com uma roda de conversa sobre alimentação saudável, mediada pela nutricionista do Cerest, Taciana Rebelo. Durante o diálogo, foram abordadas questões essenciais relacionadas à nutrição adequada e seus impactos na saúde dos trabalhadores, especialmente aqueles expostos a condições laborais desafiadoras.
Além disso, o encontro contemplou uma sessão de alongamentos, conduzida pela fisioterapeuta Nathania Carla. O objetivo dessa prática foi promover o cuidado com o corpo, prevenindo lesões e desconfortos musculoesqueléticos decorrentes das atividades laborais, tão comuns entre os agentes de combate às endemias.
Sthefane Melo, coordenadora-geral do Cerest Maceió, enfatizou a relevância do trabalho realizado. Ela ressaltou que a missão principal do Cerest é promover a educação e saúde do trabalhador, destacando que estão abertos a qualquer demanda ou necessidade que os trabalhadores possam ter.
"Nosso compromisso é com a promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores. Estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário. Nossa equipe multidisciplinar está à disposição para auxiliar em qualquer questão relacionada à saúde ocupacional. Podem contar conosco para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, que valoriza os profissionais que atuam na linha de frente combate às endemias", afirmou Sthefane.
Sobre a data
A escolha da data, 28 de fevereiro, não foi apenas para marcar o Dia Mundial Contra a Ler/Dort, mas também para reforçar a importância da conscientização e prevenção dessas condições que afetam o sistema musculoesquelético e nervoso dos trabalhadores.
As Ler/Dort são reconhecidas pelo Guia de Vigilância em Saúde como síndromes clínicas que demandam atenção especial e ações direcionadas para garantir a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.