Servidores da Saúde participam de atividade em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ação consiste na simulação do uso de equipamentos que auxiliam a mobilidade

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 05/12/2023 às 14:38
Servidores da Saúde participam de atividade em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Participante faz simulação de uso de andador. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da Coordenação Geral de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CGASPD), promoveu nesta terça-feira (5), uma atividade de imersão na realidade das pessoas com deficiência.

Na ocasião, servidores municipais foram convidados a simular a utilização de equipamentos de mobilidade, geralmente usados por pessoas com deficiência física, para despertar, no público, empatia e reflexão acerca do contexto vivido diariamente por pessoas com deficiência.

O evento, que aconteceu no pátio da SMS, fez alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último dia 3 de dezembro.

“Hoje, trouxemos vários equipamentos que fazem parte da rotina da pessoa com deficiência e provocamos a todos para que utilizassem um deles por alguns instantes e nos contassem como foi a experiência. Nosso intuito, com isso, foi aproximar os servidores da realidade e das limitações encontradas na deficiência física, para gerar um processo de transformação do olhar do servidor sobre o tema”, explicou a coordenadora-geral da CGASPD, Pâmela Alves.

Pâmela Alves, coordenadora-geral da CGASPD. Foto: Ascom SMS
Pâmela Alves, coordenadora-geral da CGASPD. Foto: Ascom SMS

Para conduzir a ação, a Saúde contou com a presença do psicólogo e palestrante Djalma Lopes, que trouxe reflexões sobre o tema e conduziu a atividade de imersão.

“Precisamos de momentos como esse para conseguirmos sentir, nem que seja por instantes, os desafios inerentes à vida da pessoa com deficiência. É imergindo na realidade do outro que conseguimos desconstruir os conceitos pré-estabelecidos em nós desde a infância e dar lugar a novos conceitos onde o ‘normal ou anormal’ se apresentam de forma bem diversa daquilo que aprendemos ao longo da vida”, enfatizou o profissional.

Djalma Lopes conduziu a imersão nesta terça-feira. Foto: Ascom SMS
Djalma Lopes conduziu a imersão nesta terça-feira. Foto: Ascom SMS

A servidora Valéria Maciel escolheu simular a utilização da cadeira de rodas e contou como foi a experiência. “Minha mãe é cadeirante e, apesar de conviver com uma pessoa que tem deficiência física, eu não tinha a dimensão do que é precisar me locomover por meio de cadeira de rodas. Foi difícil e exaustivo, mesmo sabendo que eu podia me levantar a qualquer momento. Fiquei imaginando a realidade de tantas pessoas que não têm essa opção”, relatou.

"Foi exaustivo e difícil conduzir a cadeira de rodas", disse Valéria Maciel. Foto: Ascom SMS
"Foi exaustivo e difícil conduzir a cadeira de rodas", disse Valéria Maciel. Foto: Ascom SMS

Ainda segundo a coordenadora-geral de Atenção à Pessoa Com Deficiência, o modelo de atividade imersiva também foi replicado nas unidades de saúde da capital, nesta terça-feira (5), e será incorporado às próximas ações da coordenação em todos os equipamentos de saúde da capital.

A ação desta terça-feira também contou com exposição de produtos artísticos desenvolvidos por pacientes da Pestalozzi, feira agroecológica e apresentação musical.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.