Serviço de Atenção Domiciliar promove palestras em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem

Evento contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento de pacientes do serviço em Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 13/05/2022 às 13:46
Serviço de Atenção Domiciliar promove palestras em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem
Momento foi alusivo ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado na quinta-feira (12). Foto: Ascom SMS

A manhã desta sexta-feira (13) foi marcada por um ciclo de palestras realizado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Destinado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no cuidado e assistência em domicílio de pacientes acamados em Maceió, o evento foi alusivo ao Dia Internacional da Enfermagem - comemorado nesta quinta-feira (12) - e aconteceu no auditório do prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Buscando proporcionar mais conhecimento e informação aos profissionais de enfermagem do Município, o momento contou com duas palestras: “Anemias: diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos e estratégias de tratamento”, realizada pelo médico patologista Diego Agra; e “Testemunha de Jeová: um desafio médico e ético”, proferida por Danilo Cerqueira, membro da Comissão de Ligação com Hospitais (Colih).

"Ontem foi um dia muito importante para os profissionais da enfermagem. A Saúde de Maceió parabeniza essa categoria que trabalha diariamente e com tanta dedicação para garantir atenção à saúde e o cuidado a todos os maceioenses", destacou a secretária de Saúde do Município, Célia Fernandes.

Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo, e a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Ascom SMS
Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo, e a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes. Foto: Ascom SMS

A coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo, ressaltou que os enfermeiros e técnicos de enfermagem do SAD são profissionais essenciais para a recuperação do paciente acamado em domicílio. 

“É uma honra poder realizar um momento como este, homenageando nossos profissionais da enfermagem e promovendo para eles mais conhecimento. Essa equipe é responsável por dar toda a resposta que deve ser dada ao paciente acamado e domiciliado. O reconhecimento é merecido por tudo o que é feito por meio desta profissão tão importante”, comentou a coordenadora. 

Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo. Foto: Ascom SMS
Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo. Foto: Ascom SMS

Durante a apresentação, os enfermeiros e técnicos de enfermagem presentes na ocasião aprenderam mais sobre os tipos de anemia, investigação diagnóstica e formas de tratamento para a doença. Além deste tema, eles também foram orientados sobre como devem proceder em caso de pacientes que são Testemunhas de Jeová e não aceitam transfusão de sangue, por motivação religiosa.

“Os profissionais da enfermagem se dedicam diariamente para cuidar e proteger a vida dos pacientes. E levar mais conhecimento para eles é uma forma de capacitá-los ainda mais para garantir uma saúde pública eficaz aos usuários do SUS. A enfermagem é uma profissão digna de todo reconhecimento, por isso parabenizo a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar e se empenham a realizar um atendimento de qualidade”, disse a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ednalva Araújo. 

Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ednalva Araújo. Foto: Ascom SMS
Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ednalva Araújo. Foto: Ascom SMS

Ao final das palestras, os profissionais presentes tiraram dúvidas com os expositores do evento e participaram de um sorteio de brindes. 

Dia Internacional da Enfermagem

Mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são comemorados no dia 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.