Serviço de Atenção Domiciliar promove capacitação para profissionais de saúde

Redação 27/10/2021 às 14:10
Serviço de Atenção Domiciliar promove capacitação para profissionais de saúde

Abordagens buscaram orientar profissionais sobre atendimento pós Covid

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) promoveu, na tarde desta quarta-feira (27), uma capacitação voltada para fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, com a abordagem de duas temáticas de grande importância para o serviço. No primeiro momento, a atividade foi dedicada à temática “Oxigenoterapia e Aspiração das Vias Aéreas”; em seguida, o tema ministrado foi “Avaliação Neurofuncional”.

Capacitação de profissionais da saúde do SAD. Foto: Ascom SMS

De acordo com a coordenadora do evento, Eva Cristina Soares, as capacitações estão sendo realizadas com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais de saúde para garantir um melhor tratamento aos pacientes do SAD.

“Esses treinamentos são de extrema importância, pois estamos abrangendo os pacientes pós Covid. Temos aqui profissionais que atuam nos atendimento cotidiano do serviço, daí a necessidade de promover uma atualização nesses procedimentos”, afirma.

Eva Cristina Soares falou sobre o objetivo da capacitação. Foto: Ascom SMS

A enfermeira Laysa Freitas – também coordenadora da ação – destacou que o desafio da assistência a pacientes nesse momento de pós pandemia, é algo desafiador e novo para os profissionais de saúde.

“Entendemos que nós, profissionais da saúde, precisamos estar sempre nos aperfeiçoando e nos capacitando, para que possamos fazer o melhor para os nossos pacientes. Por isso, quando sentimos algumas dificuldades dos profissionais nessas técnicas, que foram adequadas a esse novo momento da assistência, procuramos ajustar tudo, para continuar a trabalhar com a eficiência esperada”, explicou.

Laysa Freitas, coordenadora do evento, falou sobre o desafio do momento pós Covid. Foto: Ascom SMS

Abordagens

A capacitação, em seu primeiro momento, foi ministrada com a participação da fisioterapeuta, especialista em prevenção terapêutica cardiovascular, Ana Karolina Barros de Jesus, que falou sobre a importância do profissional de saúde aperfeiçoar as práticas da oxigenoterapia e outras técnicas para qualificar o trabalho diário no SAD.

Ana Karolina, palestrante do primeiro momento da capacitação. Foto: Ascom SMS.

Dando seguimento à capacitação, a fisioterapeuta Lívia Lins, especialista em fisioterapia condicional adulto e pediátrica, discorreu sobre a avaliação neurofuncional, considerada essencial no tratamento de pacientes acometidos por sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que representam uma parte significativa de pacientes atendidos pelo serviço.

Lívia Lins, palestrante do segundo momento da capacitação. Foto: Ascom SMS

“Pacientes com AVC apresentam comorbidades e déficits de saúde, então precisamos ter uma avaliação muito bem feita para que possamos atuar com objetivos e condutas específicos, interferindo de forma positiva para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, destaca.

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.