Serviço de Atenção Domiciliar leva assistência a pacientes que necessitam de cuidados especiais

Atendimento é destinado a pacientes que passaram por períodos de internação hospitalar e precisam de cuidados em suas residências

Ana Cecília da Silva - Ascom SMS 20/08/2022 às 08:20
Serviço de Atenção Domiciliar leva assistência a pacientes que necessitam de cuidados especiais
Um dos atendimentos voltados do SAD voltados para a odontologia. Foto: Arquivo - Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza para pacientes que passaram por internação hospitalar e ainda necessitam de uma assistência direta com cuidados especiais, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Aprovado por meio de portaria do Ministério da Saúde, o SAD, executa as ações do Programa Melhor em Casa, levando para a residência dos pacientes todos os cuidados necessários para sua recuperação.

Com funcionamento de domingo a domingo, o programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes da Rede SUS, que apresentem condições de alta hospitalar, ofertando a esses usuários a continuidade desses cuidados.

De acordo com a coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse, o atendimento realizado pelo serviço tem caráter transitório, mas é disponibilizado até o paciente evoluir e apresentar um quadro de saúde estável. “Prestamos assistência até que o paciente não precise mais da equipe para dar continuidade ao tratamento, que pode ser feito por um cuidador ou familiar previamente cadastrado”, explica.

Dulce Denyse, coordenadora do SAD. Foto: Victor Vercant/SMS
Dulce Denyse, coordenadora do SAD. Foto: Victor Vercant/SMS

No total, nove equipes do SAD atendem a todas as regiões da cidade. Seis delas são Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) – compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e fisioterapeutas – que fazem o primeiro atendimento após a desospitalização. As equipes estão sediadas na Rua Barão de Maceió e na UBS Hamílton Falcão, no Benedito Bentes.

Articulação com os hospitais

O SAD também conta com uma equipe de EMAD trabalhando em articulação com o Núcleo de Regulação (NIR) do Hospital Geral do Estado (HGE). Dentro da unidade, os profissionais percorrem as alas identificando pacientes com previsão de alta e realizando o agendamento de visitas para avaliar os pacientes, levantando suas necessidades e orientando o cuidador.

Atendimento domiciliar de pacientes. Foto: Arquivo - Ascom SMS
Atendimento domiciliar de pacientes. Foto: Arquivo - Ascom SMS

Após esse primeiro contato com paciente e cuidador, a equipe passa a acompanhar semanalmente a evolução do paciente e nessa etapa, contam também com a atuação das Equipes Multidisciplinares de Apoio (EMAPs), que são formadas por assistentes sociais, psicólogos, odontologistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, que, junto à equipe base, trabalham na recuperação de pacientes que apresentam necessidades como dificuldades severas de locomoção, feridas complexas ou abcessos, que fazem uso de aparelhos para respirar ou de medicação subcutânea e/ou endovenosa.

População em geral também conta com o serviço

Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Serviço de Atenção Domiciliar também é disponibilizado para a população de forma geral, desde que os pacientes atendam aos critérios para receber a assistência em domicílio.

Para que a equipe visite o paciente, é necessário solicitar o serviço pessoalmente na sede do serviço que fica na Rua Barão de Alagoas, 311, Centro (prédio ao lado do Comercial Galvão). Para cadastro no serviço é preciso RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência do paciente, que devem ser apresentados pelo familiar responsável.

Lembrando que para o paciente ter elegibilidade para entrar no programa é preciso passar por uma visita com a equipe da EMAD.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.