Serviço de Atenção Domiciliar lança manual de Normas e Rotinas de Enfermagem

Material foi elaborado por técnicos do SAD e busca padronizar os procedimentos dos profissionais de enfermagem que atendem pacientes em domicílio

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 14/02/2022 às 18:30
Serviço de Atenção Domiciliar lança manual de Normas e Rotinas de Enfermagem
Lançamento do Manual ocorreu no auditório da SMS. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió lançou nesta segunda-feira feira (14), por meio do Programa Melhor em Casa – executado pelo Serviço de Atenção Domiciliar – o Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem direcionado aos profissionais que atuam no serviço. O documento busca padronizar e minimizar a ocorrência de eventos adversos na execução de suas atividades, descrevendo o trabalho de enfermagem a ser executado e a forma correta de fazê-lo.

O Manual de Normas e Rotinas funciona como um Protocolo Operacional Padrão (POP) e garante que as ações sejam executadas da mesma forma, independente do profissional executante. O lançamento ocorreu no auditório da secretaria.

Segundo a coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo, esse é um momento de suma importância, pois representa a oficialização dos parâmetros que serão seguidos pelos profissionais de enfermagem do serviço nas residências dos usuários atendidos.

“Nesse manual temos a pré-execução dos procedimentos, o durante e o depois. Temos também as condutas que podem ser adotadas pelo cuidador do paciente e pelo próprio paciente, se sua condição o permitir. É um material bastante completo e que visa a promoção à saúde e os processos de prevenção e reabilitação de cada usuário”, afirma.

Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse Araújo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A secretária adjunta de gestão em Saúde de Maceió, Roberta Borges, esteve presente na solenidade de lançamento e parabenizou todos os profissionais de enfermagem pela conquista.

“É uma grande alegria estarmos aqui hoje lançando esse protocolo voltado para a Enfermagem, pois é uma forma de valorizar a profissão e reconhecer sua importância não só no SAD, mas em toda a saúde pública de Maceió. Com essa padronização e a constante atualização e aperfeiçoamento, os profissionais podem prestar um serviço ainda melhor a todos os pacientes”, comemora Roberta Borges, que também é enfermeira e representou a secretária Célia Fernandes no evento.

Secretária adjunta de gestão em Saúde, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS
Secretária adjunta de gestão em Saúde, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/ Ascom SMS

A solenidade de lançamento do documento contou, ainda, com a presença da coordenadora de Atenção Primária de Maceió, Ednalva Araújo; diretora de Atenção à Saúde, Alayde Ricardo; diretor-geral de Administração, Marcelo de Mendonça, e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL), Reneé Costa.

Também estiveram presentes na mesa os três profissionais responsáveis pela elaboração do protocolo, Iara Francisca Coloia, coordenadora da equipe de enfermagem do SAD; Alexandre Rodrigues, um dos coordenadores da equipe SAD Hospitalar, que fica localizada no Hospital Geral do Estado (HGE), e Laysa Miranda, enfermeira que atua no SAD que fica localizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão.

Ao final da solenidade, houve a assinatura do novo Manual de Normas e Rotinas e a entrega do material para os profissionais de enfermagem presentes, sorteios de brindes e apresentação de um cordel sobre o trabalho do SAD, por Sabel Amorim, uma das coordenadoras da equipe do SAD no HGE.

Sobre a construção do protocolo

A coordenadora de enfermagem do SAD e uma das responsáveis pelo protocolo, Iara Francisca, explica que o SAD é um programa de desospitalização, mas que mesmo com cuidados sendo feitos em casa, é preciso adotar os procedimentos que acontecem em clínicas e hospitais, para que os pacientes tenham uma assistência adequada.

“Temos muitos pacientes com sonda, pacientes acamados, uma série de situações, por isso sentimos a necessidade de implantar os protocolos que já existem nas instituições de saúde dentro do nosso serviço. Protocolos operacionais que já existem foram adaptadas à realidade do SAD e vão desde a forma correta de aferição da temperatura do paciente, até a forma de trocar curativo, dar banho. Tudo para que o profissional fique respaldado tecnicamente, diminuindo riscos de acidente de trabalho e aumentando a qualidade da assistência prestada, garantindo o resultado esperando”, explica Iara Francisca, coordenadora de enfermagem do SAD do Município.

Coordenadora de enfermagem do SAD do Município, Iara Francisca.  Foto: Victor Vercant/SMS
Coordenadora de enfermagem do SAD do Município, Iara Francisca. Foto: Victor Vercant/SMS

No Manual de Normas e Rotinas de Enfermagem são abordados temas como, por exemplo, administração de medicação por via endovenosa, retirada de pontos, transporte de pacientes para maca ou leitos, mensuração de pressão arterial, realização de eletrocardiograma, realização de ultrassom, curativos, lavagem das mãos, higiene da bolsa de colostomia, entre outros.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.