Serviço de Atenção Domiciliar divulga atendimento após alta em hospitais de Maceió

Redação 16/08/2021 às 20:00
Serviço de Atenção Domiciliar divulga atendimento após alta em hospitais de Maceió

Iniciativa vai ajudar pacientes a se recuperarem mais rápido perto da família e hospitais a reduzirem custos com internações

A Coordenação Geral do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma série de visitas que serão feitas aos hospitais da capital alagoana. A iniciativa tem como objetivo fazer a divulgação do atendimento disponibilizado pelo SAD, de assistência adequada e especializada a pacientes que ainda necessitam de cuidados específicos após a alta hospitalar.

Equipe do SAD em visita ao Hospital Médico Cirúrgico de Alagoas. Foto: Divulgação

“Nossa equipe já atua no HGE e agora, estamos informando às demais unidades hospitalares que o município dispõe de uma referência para o cuidado desses pacientes após a desospitalização, até que o paciente evolua e apresente um quadro de saúde mais estável. Isso representa um ganho para o hospital, com a redução de custos e para os pacientes, que podem se recuperar mais rápido perto da família”, afirma a coordenadora geral do SAD, Dulce Denyse.

Em sua primeira visita, a coordenação geral do SAD – que executa as ações do Programa Melhor em Casa em Maceió – esteve reunida com a equipe gestora do Hospital Médico Cirúrgico de Alagoas (antiga maternidade Paulo Neto), obtendo desta, de imediato, a disponibilidade de parceria para a sinalização de pacientes com indicação de alta e continuidade de tratamento em domicílio.

SAD oferta assistência adequada e especializada a pacientes que ainda necessitam de cuidados específicos após a alta hospitalar. Foto: Ascom SMS

“Quando os hospitais fizerem as indicações de altas do hospital, a equipe do SAD no HGE irá até a unidade que fez a sinalização de pacientes para proceder com a triagem e encaminhamentos que se fizerem necessários”, ressalta a coordenadora.

Capacitação foi destinada a enfermeiras, fisioterapeutas e técnicos de Enfermagem do SAD. Foto: Divulgação

Capacitação

Para realizar o atendimento com a atenção e o cuidado de qualidade, novos profissionais que foram integrados às equipes do serviço – enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas – estão passando, a cada 15 dias, por capacitação, com abordagem voltada aos procedimentos direcionados ao público do Programa.

Ao todo, serão três etapas de atualização. Na primeira, realizada na última quinta-feira (12), os profissionais de saúde participaram de três palestras. Com as fisioterapeutas Eva Brandão e Manuella Medeiros, absorveram conhecimentos acerca dos critérios de elegibilidade e tipo de agravo para inserção no serviço do SAD, além da utilização do suporte da oxigenoterapia no tratamento dos pacientes.

Primeira etapa do treinamento dos profissionais. Foto: Divulgação

Complementando a capacitação, realizada na Faculdade Pitágoras Maceió, foi a vez da enfermeira Evania Lima falar aos participantes – cerca de 60 pessoas –, ministrando palestra sobre curativos. A capacitação para os novos profissionais do SAD terá uma nova etapa no final deste mês.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.