Serviço de Atenção à Saúde do Servidor leva qualidade de vida para profissionais da área
Atividades visam garantir o cuidado permanente e integral com a saúde dos servidores da SMS
Com o objetivo de levar qualidade de vida e bem-estar aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), profissionais do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) têm percorrido as unidades de saúde de Maceió para divulgar os serviços oferecidos pelo setor. Durante as visitas, são entregues materiais educativos e realizados momentos de relaxamento e interação junto aos servidores.
De acordo com André Oliveira, coordenador do SASS da SMS, o objetivo dessa ação é promover o cuidado permanente com a saúde do servidor.
“Um servidor bem cuidado atende melhor a todos os cidadãos. Além de promovermos práticas que favoreçam a qualidade de vida, também realizamos ações de acompanhamento da saúde de servidores, promoção de atividades educativas e preventivas que possam, de alguma forma, intervir no processo de adoecimento, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho”, destaca o coordenador.
“Desde que iniciamos nosso trabalho, já conseguimos cuidar de muitos servidores, que apresentavam sinais de adoecimento. Pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, síndrome metabólica, diabetes e hipertensão já passaram pelo atendimento de nossos profissionais. Em todos os casos, conseguimos ajudá-los a melhorar seus quadros de saúde”, completa André Oliveira.
O SASS desenvolve um trabalho multidisciplinar e conta com profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina, educação física e assistência social. Além dos programas oferecidos, o setor também realiza aferição de pressão arterial, medição dos níveis de glicose e sessões de relaxamento como auriculoterapia, massoterapia e música. O setor também está estruturando a oferta de serviços de forma online, para que os servidores possam participar a partir de qualquer Unidade de Saúde.
Como acessar?
O SASS da SMS é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sede da SMS e procurar o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, que funciona na sala 213. Quem vai ao local, passa pelo acolhimento, com posterior abertura da ficha de acompanhamento individual. Com este cadastro, o servidor iniciará o acompanhamento integral das suas condições de saúde.
Serviços oferecidos
Um dos serviços oferecidos para os servidores é a meditação. Segundo Alba Valéria, servidora do SASS responsável pela atividade, a técnica de meditação tem o objetivo de gerir as emoções cotidianas dos servidores. “No ambiente de trabalho, muitas vezes passamos por muitas situações de estresse e a meditação ajuda o corpo e a mente a relaxarem e melhoram a produtividade e o desempenho, sendo uma ótima atividade terapêutica nesse sentido”, explica. A atividade ocorre todas as sextas-feiras, às 7h45 na SMS.
Outras atividades desenvolvidas são:
Acolhimento biopsicossocial: Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) onde é realizada a escuta das queixas com compromisso de resposta às necessidades daqueles que procuram os serviços. O acolhimento é realizado por todos os profissionais do SASS, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento;
Avaliação antropométrica: É feita a análise do peso, circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A agenda de avaliações é aberta semanalmente às sextas-feiras e tem duração média de 30 minutos;
Ginástica laboral: Ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras no pátio Central da SMS;
Avaliação ergonômica: Tem a intenção de adaptar o ambiente de trabalho às características do servidor. O agendamento da avaliação deverá ser realizada após o preenchimento do formulário enviado por e-mail;
Caminhada orientada: A caminhada acontece nos dias de segunda, quarta e sexta, de 6h30 e 16h30, com duração média de 40 minutos. Ela é acompanhada de um profissional de educação física;
Avaliação nutricional: Busca oautoconhecimento do comportamento alimentar com nutricionista do setor;
Mediação de conflitos: Ação que oportuniza os servidores a resolverem conflitos com os colegas de trabalho. A mediação é realizada por dois profissionais do SASS que atuam na função de mediadores. Estes intervêm de forma construtiva e imparcial junto às partes envolvidas no conflito, em busca de uma solução construída pelas mesmas. As demandas podem ser encaminhadas pela Diretoria-Geral de Administração de Recursos Humanos (DGARH), Gerência de Unidades de Saúde ou setores envolvidos ou demanda espontânea pela parte envolvida;
Ouvindo os servidores: Visa contribuir para promoção da saúde e qualidade de vida por meio de grupos de conversação junto aos servidores nos seus locais de trabalho, através da escuta qualificada, planejamento, rodas de conversa, devolutiva de demandas identificadas.
Auriculoterapia - A auriculoterapia é fundamentada na medicina tradicional chinesa e atua no nosso corpo entendendo que o pavilhão auricular é um microssistema e nele estão representados os pontos reflexos de nosso corpo.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.