Seminário em Maceió debate Educação Permanente em Saúde do Trabalhador
Evento realizado pela Cerest Regional marcou o encerramento do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou na quarta-feira (30), em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNCISAL, o I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador. O evento aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), localizado em Jaraguá e representou o encerramento da segunda edição do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família promovido pela Coordenação de Proteção e Segurança do Trabalhador, juntamente com o programa de residência da UNCISAL.
O curso foi ofertado para as equipes de Vigilância em Saúde dos municípios da 4ª e 5ª Regiões de Saúde e desenvolvido ao longo de 14 semanas com aulas remotas e uma visita técnica a cada cidade participante com a realização de inspeções a setores produtivos dos locais. Essas experiências culminaram na realização do seminário em que os participantes das cidades de Capela, Boca da Mata e Quebrangulo puderam debater sobre a importância do curso para o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador e apresentar um relatório com observações realizadas durante as inspeções realizadas.
O evento contou uma mesa redonda com o tema “Possibilidades e potencialidades da comunicação intersetorial entre saúde, educação e comunidade”, facilitada pela tutora da Residência Multiprofissional Lucélia Sales, pela preceptora Isabelle Vieira e pela residente Deborah Vasconcelos, da Uncisal. Em seguida, a programação contou com uma roda de conversa sobre “Educação Permanente enquanto promotora da Saúde do Trabalhador” com o preceptor do Cerest Paulo César Fernandes.
A coordenadora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió, Sthefane Melo, falou sobre a importância dessa articulação.
“Hoje encerramos mais um curso de capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador com alguns municípios da nossa área de abrangência. A princípio, foram realizadas aulas de forma remota e para finalizar o curso fizemos de forma presencial com a finalidade de estreitar os laços e fortalecer as parcerias com os municípios abrangentes. Foram momentos de troca de conhecimento, aprendizagem e muitas informações sobre o nosso trabalho de educação permanente em vigilância à saúde do trabalhador”, explicou.
O evento teve como objetivo debater a importância da residência enquanto instrumento de educação permanente e de fortalecimento da comunicação intersetorial, além de promover a criação de vínculo entre os municípios participantes e a equipe do Cerest Regional.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.