Seminário discute implantação de Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador

Comissão visa atuar na formulação de políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 06/06/2023 às 13:15
Seminário discute implantação de Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador
Encontro pontuou melhores condições de saúde aos trabalhadores. Foto: Ascom SMS

Discutir a implantação de uma Comissão Intersetorial de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras foi o principal tema debatido no seminário realizado na tarde da última segunda-feira (5), com representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e integrantes do Ministério da Saúde.

A proposta tem como finalidade articular políticas e programas voltados para a saúde do trabalhador. O encontro contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Romero Farias e do superintendente regional do Trabalho, Cícero Filho.

O secretário de Saúde, Luiz Romero Farias, colocou-se à disposição para contribuir com a articulação, bem como o implemento desta política pública. “Nossos trabalhadores merecem esse cuidado e é dever de nós como gestão e outros entes implementar essas políticas, com supervisão de diversos segmentos como indústrias, fábricas, comércios, empresas. É o controle social em ação para a melhoria da saúde do trabalhador”, afirmou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, a iniciativa é importante para garantir melhores condições de saúde a todos os trabalhadores. “É fundamental para que a gente conheça do que adoece nossa população trabalhadora, já que há muita subnotificação. A união do Conselho, da gestão e demais parceiros será fundamental nessa luta”, destacou.

As discussões foram conduzidas pelo presidente da Comissão Nacional, Jacildo de Siqueira, que ressaltou a importância da participação dos mais diversos atores sociais na garantia da saúde do trabalhador, com a instauração da Comissão Intersetorial de Maceió.

Atuação da Comissão

Entre as principais atribuições estão o acompanhamento e fiscalização de ações realizadas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, observando seus planos de trabalho, articular políticas e programas, eliminando ou reduzindo riscos, nos setores públicos e privados, entre outros.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.