Seminário capacita profissionais sobre saúde mental na adolescência

Capacitação aborda cuidados com transtornos como depressão, autolesão e suicídio com profissionais do Município

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 30/03/2022 às 13:15
Seminário capacita profissionais sobre saúde mental na adolescência
Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, na manhã desta quarta-feira (30), um seminário sobre depressão, autolesão e suicídio no período da adolescência. O encontro foi realizado para instrumentalizar agentes de Saúde do Município para condução adequada da atuação diante dos crescentes casos de jovens em sofrimento mental, observados pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente na cidade.

Participantes receberam informações sobre saúde mental na adolescência. Foto: Ascom SMS
Participantes receberam informações sobre saúde mental na adolescência. Foto: Ascom SMS

De acordo com a responsável técnica pelo Programa, Tereza Carvalho, as ações de educação em saúde voltadas a profissionais são promovidas com frequência para garantir a melhor assistência à comunidade.

“Consideramos importante instrumentalizar, de forma continuada, os profissionais que lidam diretamente com a adolescência em Maceió para que estejam aptos a lidar com todos os desafios que o público jovem nos traz. Para este evento, escolhemos como tema o sofrimento mental por percebermos um aumento considerável de casos durante a juventude”, disse.

Responsável técnica pelo Programa Saúde do Adolescente da SMS, Tereza Carvalho. Foto: Ascom SMS
Responsável técnica pelo Programa Saúde do Adolescente da SMS, Tereza Carvalho. Foto: Ascom SMS

Segundo a técnica, os jovens não costumam procurar serviços de saúde para prevenção e, por isso, capacitar profissionais que lidam diretamente com o público é uma ação estratégica que sempre traz resultados.

"Capacitar os agentes de saúde do Município é uma forma eficaz de chegar nesses jovens com maior rapidez e assertividade porque são profissionais que estão diariamente trabalhando a prevenção em saúde nas residências. A missão hoje é ofertar aos agentes, o conhecimento necessário para que consigam detectar sinais sutis de sofrimento mental e conduzir o caso de forma acolhedora, com direcionamento adequado", explicou.

Psicóloga e palestrante do evento, Liliana Gomes, pontuou que a fase da adolescência requer maior cuidado e atenção, por se tratar de um período de grande vulnerabilidade do ser humano, em que as habilidades psicológicas ainda carecem de amadurecimento.

"É um momento de muitas modificações, sejam elas sociais, orgânicas ou psicológicas e isso exige demais do jovem, que muitas vezes, entra em um estado de vulnerabilidade grande por não saber como lidar com tanta demanda. Nosso encontro foi pensado para ajudar os participantes a transformar o olhar diante do sofrimento mental na adolescência para que possam acolher cada jovem de forma humanizada e ajudar da melhor forma possível", ressaltou a profissional.

Capacitação sobre saúde mental na adolescência. Foto: Ascom SMS
Capacitação sobre saúde mental na adolescência. Foto: Ascom SMS

A agente comunitária de Saúde, Elisabete Santos, foi uma das participantes do evento. Para ela, o assunto abordado no seminário é de extrema importância no aprimoramento de sua atuação na comunidade.

“Nossa relação é muito próxima com cada adolescente que visitamos e isso nos dá grande abertura para dialogar com cada um. Por isso, considero essa qualificação tão importante para que possamos entender melhor sobre como lidar com os casos de adoecimento mental nessa fase e ajudar a recuperar a saúde dos adolescentes que atendemos”, disse.

Agente comunitária de saúde, Elisabete Santos, aprovou o evento. Foto: Ascom SMS
Agente comunitária de saúde, Elisabete Santos, aprovou o evento. Foto: Ascom SMS

Saúde do Adolescente

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente, que trabalha no planejamento e execução de ações voltadas aos aspectos como nutrição do adolescente, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, violência interpessoal, tentativa de suicídio, depressão e violência doméstica.

Além de promover ações para o público adolescente, em unidades de saúde e escolas da cidade, técnicos do programa também realizam capacitações para profissionais da Saúde e de órgãos públicos que trabalham em parceria com o programa.

Também faz parte do trabalho da Saúde do Adolescente de Maceió, a elaboração e distribuição de materiais educativos e o monitoramento dos serviços de assistência nas unidades de saúde da capital, por meio de visitas in loco ou reuniões com profissionais dos locais para alinhamento dos serviços.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.