Secretário de Saúde visita Pam Salgadinho acompanhado por autoridades de controle
Visita teve como objetivo mostrar funcionamento dos serviços

O Secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, apresentou na tarde desta sexta-feira (21), a estrutura do Pam Salgadinho a representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual.
A visita teve o objetivo de apresentar o funcionamento de diversos serviços para os órgãos de controle, afim de promover aproximação e diálogo com as entidades.
Claydson Moura avalia positivamente a visita. "Hoje, o nosso Pam Salgadinho vive uma nova realidade, com estrutura reformada, equipamentos funcionando, profissionais trabalhando e o mais importante, a população sendo atendida. Dessa forma, convidamos esses representantes para conhecer de perto como nosso serviço está sendo oferecido à população", destaca.
Um dos intuitos da visita também foi conhecer o Bloco I e os serviços oferecidos para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Fábio Mota, diretor do Bloco I, destacou que o local é referência não só para Maceió, mas para outros municípios de Alagoas, oferecendo Centro de Testagem e Aconselhamento, ambulatório para tratamento de HIV, entre outros atendimentos importantes.
"Contamos com uma equipe multiprofissional composta por médicos infectologistas, psicólogos, nutricionistas, psiquiatras, ginecologistas obstetras para tratar pessoas com HIV e lactantes. É um serviço completo e que atualmente conta com seis mil pacientes em tratamento", informa Fábio Mota.
Durante a visita ao Bloco I, também foram destacadas as estratégias de ampliação e descentralização de testagem para a população, como levar equipes volantes para os Centros Pop, que atende a população em situação de rua, além de festividades em Maceió, por exemplo.
Na ocasião, ainda foi destaca o início da oferta de Profilaxia Pré Exposição (PreP), na Unidade de Telessaude do Caetés, como forma de ampliar o acesso para a população da parte alta da cidade.
Defensores e promotores públicos também conheceram o Bloco B, onde funciona o Centro de Referência em Doenças Crônicas; o Bloco P, de especialidades pediatricas; o Bloco L, que realiza exames de imagem; o Bloco F, de odontologia e o Bloco E, que em breve vai funcionar como Centro de Referência para tratamento de feridas.
Participaram da visita, Marcelo Barbosa, defensor público estadual; Alexandra Beurlen, promotora do Ministério Público Estadual e Bruno Lamenha, procurador do Ministério Público Federal; a subsecretária de Atenção Primária, Roberta Borges; a subsecretária de Atenção Especializada, Sandra Torres e a direção do Pam Salgadinho.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.