Secretarias do Município unem esforços em ação de combate à dengue

Equipes das pastas da Saúde, Abastecimento e Segurança Cidadã realizaram operação conjunta em borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios para eliminar focos de proliferação do Aedes aegypti

Marília Ferreira/Ascom SMS 08/04/2024 às 12:13
Secretarias do Município unem esforços em ação de combate à dengue
Ação aconteceu em parceria entre a SMS, Semsc e Semapa. Foto: Vigilância Sanitária

As Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Segurança Cidadão (Semsc) e do Abastecimento, Agricultura, Pesca e Aquicultura (Semapa) realizaram, nesta segunda-feira (8), uma operação para o recolhimento de pneus em borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios. Os fiscais buscaram por focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti para eliminá-los e, assim, prevenir e reduzir a incidência de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo vetor.

Representando a Saúde de Maceió, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) e a Unidade de Vigilância em Zoonoses estiveram presentes na ação para reforçar a importância de combater a proliferação do mosquito.

Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, a ação também está levando orientações educativas aos proprietários de borracharias, ferros-velhos e terrenos baldios.

“Além do recolhimento de pneus que estamos fazendo, tirando o risco sanitário de circulação e combatendo o Aedes aegypti, estamos reforçando a parte educativa, distribuindo panfletos e orientando os proprietários de borracharias a não deixarem pneus expostos sob sol e chuva. Nós estamos fazendo a nossa parte e queremos que toda a população maceioense faça a parte dela também para que, juntos, possamos combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, afirmou.

A operação, que está sendo realizada desde o último sábado (6), prossegue até esta terça-feira (09) em todos os bairros das partes alta e baixa de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.