Secretaria Municipal de Saúde mobiliza ações de incentivo a amamentação na capital

Unidades de Saúde e serviços especializados continuam realizando ações de incentivo à amamentação durante todo o mês de agosto

Nesttor Netto (estagiário) / Ascom SMS 12/08/2022 às 08:33
Secretaria Municipal de Saúde mobiliza ações de incentivo a amamentação na capital
Foto: Equipe CER Pam Salgadinho

Maceió permanece intensificando as ações de aleitamento materno em toda a capital, em alusão a campanha do Agosto Dourado. Diversas Unidades de Saúde têm realizado ações para compartilhar informações, tirar dúvidas e gerar acolhimento para gestantes, mães, crianças e mulheres no período puerpério.

As ações, que acontecem nos oito Distritos Sanitários, têm trazido palestras, dinâmicas explicativas, rodas de conversas, de modo a promover a saúde da mulher, do bebê e troca de experiências. Além das intensificações dos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos para as comunidades locais, à campanha tem mobilizado à doação de leite materno, disseminando informações sobre os benefícios do leite materno, como sendo o alimento mais nutritivo e que desperta maior conectividade entre mãe e filho. 

Foto: Equipe CER Pam Salgadinho
Foto: Equipe CER Pam Salgadinho

Uma dessas ações foi promovida na tarde de quinta-feira (11) pela Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) da SMS junto ao Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança, em parceria com o  Gabinete da Mulher e com o Centro de Especializado em Reabilitação (CER) do PAM Salgadinho, que realizaram uma ação acolhedora com palestra sobre a importância do aleitamento materno, técnicas de amamentação voltadas para as mães de crianças com deficiência.

Na ocasião, foram compartilhados os benefícios do leite materno, do laço entre mãe e filho na amamentação, além de destacarem as dificuldades do ato de amamentar as crianças com deficiências. Segundo os profissionais de saúde que participaram da ação, a ausência do leite, ou a impossibilidade por questões de saúde da criança na amamentação pode ter um impacto negativo no emocional das mulheres. 

“Muitas mulheres possuem dificuldades na amamentação, seja por ausência de leite materno, ou até mesmo ocasionada por um deficiência, com o Agosto Dourado, especificamente aqui no CER, é importante falarmos sobre o tema, acolher e orientar as mães da melhor forma, é uma questão de saúde pública” ressalta Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança de Maceió.

"Uma das melhores formas de alimento além do leite materno é o amor e o laço afetivo, além do ambiente familiar harmônico em prol da saúde da mãe e do bebê, falamos sempre para as mães que o ato de “Amar mentar” colabora para evolução e desenvolvimento dos filho nos tratamentos e recuperação”,  enfatiza Rosário Vasconcellos, técnica do DAPD de Maceió.

Foram distribuídos presentes para as mães que participaram da ação, e oferecido um lanche coletivo. Após o evento foram intensificados os atendimentos pediátricos especializados em crianças com deficiência. 

UBS Tereza Barbosa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, também promoveu rodas de conversas ministradas por profissionais da unidade, com  informações nutricionais, técnicas de amamentação com bonecos e próteses mamárias tendo por finalidade sanar as dificuldades e dúvidas que as gestantes possuem. 

Foto: Equipe UBS Tereza Barbosa
Foto: Equipe UBS Tereza Barbosa

“Fizemos orientações pediátricas que explicaram os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança e teve profissional de ginecologia para tratar as questões do puerpério - período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais de antes da gestação”, destaca Michele Gama, gerente da UBS Tereza Barbosa. 

A ação contou também com oferta de sessão de fotos (book fotográfico) com finalidade de despertar autoestima nas mulheres, pinturas artísticas na barriga das gestantes, presença dos pais para deixar claro a importância da participação paterna no processo gestacional, e de pré-natal. Houve também lanche coletivo, ofertas de presentes para as participantes e intensificação dos atendimentos clínicos para as usuárias.

Durante todo o mês, esses locais vão intensificar a campanha do Agosto Dourado, com atendimentos, palestras , acolhimento e buscas ativas nas unidades para motivar e informar à população local sobre a importância da amamentação.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.