Secretaria Municipal de Saúde fornece dados sobre serviços ao Controle Interno

Atividades buscam controlar, orientar e avaliar as atividades praticadas nos órgãos e entidades da Prefeitura de Maceió

Ana Cecília da Silva - Ascom / SMS 13/07/2022 às 14:05
Secretaria Municipal de Saúde fornece dados sobre serviços ao Controle Interno
Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, recebeu nesta quarta-feira (13), no Gabinete da SMS, o secretário municipal de Controle Interno, José Neto, e membros da pasta para o início das atividades do Plano Anual de Auditoria, que tem o objetivo de fiscalizar, avaliar e controlar a eficácia dos atos administrativos. A reunião também contou com a presença da secretária-adjunta de Governança da Saúde, Sônia Moura, e demais setores responsáveis por dar suporte a esse trabalho.

As atividades iniciadas nesta quarta-feira tem previsão para durar 15 dias e devem focar na coleta de dados e produção de relatórios sobre despesas, contratações e execução orçamentária da saúde. Deste modo, o Plano Anual de Auditoria Interna orienta os órgãos da Prefeitura de Maceió e especifica os procedimentos e metodologias de trabalho a serem observados visando o cumprimento das normatizações já implementadas no Município.

Membros da Saúde e do Controle Interno para início das atividades. Foto: Ascom SMS
Membros da Saúde e do Controle Interno para início das atividades. Foto: Ascom SMS

Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió, afirma que se sente lisonjeada por ser a primeira pasta do Município a receber os membros do Controle Interno. “Nós somos a maior pasta da Prefeitura, com grandes volumes de recursos e também de responsabilidades por conta da prestação dos serviços de saúde para a população. Então receber esses profissionais aqui visa reafirmar o compromisso que temos com a seriedade da gestão da saúde. Além disso, essas atividades nos ajudam a ver se estamos dando todos os encaminhamentos, com orientação e capacitação de nossos profissionais sobre as melhores condutas”, destaca.

Para o secretário de Controle Interno de Maceió, José Neto, a realização das auditorias demonstra a preocupação da gestão JHC com melhoria e eficiência dos gastos públicos, sendo um feito inédito na Prefeitura Municipal de Maceió.

“Hoje, iniciamos os trabalhos pela Secretaria Municipal de Saúde por se tratar de uma pasta com maior volume de orçamento e recursos da Prefeitura de Maceió, mas seguiremos um planejamento voltado a realizar as auditorias em todas as secretarias, cumprindo, assim, a determinação desta Gestão”.

Benefícios da Auditoria

As atividades das auditorias não têm enfoque de mera conferência e identificação de irregularidades, mas em constatar os riscos previstos, minimizá-los e, se possível, mitigá-los.

Por tais benefícios para a gestão é que revela a importância de práticas voltadas à análise de riscos, sendo a auditoria um elemento de controle, que tem como finalidade final controlar, orientar e avaliar as atividades praticadas nos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Maceió.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.