Secretária Célia Fernandes apresenta estrutura da Saúde a gestor de Salvador

Redação 24/07/2021 às 07:59
Secretária Célia Fernandes apresenta estrutura da  Saúde a gestor de Salvador

Em Maceió, gestor conheceu modelo de eficiência aplicado à vacinação contra a Covid-19 e outras iniciativas da Saúde Municipal

Acompanhada de gestores e técnicos, a secretária Célia Fernandes levou o secretário Leo Prates à UPA Trapiche

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, recebeu nesta sexta-feira (23) a visita do secretário municipal de Salvador, Léo Prates, que conheceu o modelo eficiente aplicado à vacinação em Maceió, além de equipamentos públicos e outras iniciativas da Prefeitura em benefício da saúde dos maceioenses.

No encontro, o secretário de Salvador vestiu o colete da gestão e foi apresentado ao Plano Municipal de Saúde, acompanhou a secretária Célia Fernandes ao drive-thru de Jaraguá, conheceu o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche, que recebeu certificação nacional de Acreditação; e a Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. José Lages Filho, que funciona no Centro Universitário Tiradentes (Unit), por meio de parceria institucional celebrada entre a Prefeitura e a instituição.

“Foi um importante momento de troca e contribuição institucional. O secretário Leo Prates quis retribuir a visita que eu fiz à Secretaria de Saúde de Salvador e veio também para conhecer de perto o modelo de excelência que aplicamos à vacinação contra a Covid-19 em Maceió, liderança entre as capitais brasileiras. Na ocasião, eu também apresentei o plano estratégico que estamos implementando e visitamos alguns equipamentos da Saúde municipal”, informou a secretária.

Célia Fernandes também levou o secretário Léo Prates à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, que recebeu, no último dia 9, o certificado acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno, tendo sido avaliada por Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA também é referência no atendimento às síndromes gripais, garantindo assistência segura aos usuários.

Visita à UDA na Unit

Na Unit, os gestores municipais foram recebidos pelo reitor Dário Arcanjo de Santana, que mostrou a estrutura de funcionamento da UDA Dr. José Lages Filho, destacando a cooperação firmada entre a gestão municipal e centro universitário.

O reitor Dário Arcanjo acompanhou a visita dos secretários Célia Fernandes e Leo Prates à Unit

Para Célia Fernandes, a cooperação com a Unit é relevante, especialmente pelo trabalho que presta à comunidade do entorno, por meio do atendimento prestado pela UDA. “A parceria com a Unit é fundamental para a formação dos futuros profissionais de Saúde, além da prestação de serviços aos moradores da região e à comunidade universitária”.

A secretária adjunta de Governança da Secretaria Municipal de Saúde, Giselle Mascarenhas, e o coordenador-geral do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, participaram da agenda do secretário Léo Prates em Maceió.

O secretário

Conhecido como Leo Prates, o secretário Leonardo da Silva Prates foi vereador de 2013 a 2019, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Salvador (2017/2018). Em 2018, foi eleito deputado estadual, licenciando-se para assumir à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em junho, Prates assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.