Saúde vocal: Cerest realiza oficina para profissionais da educação municipal
Atividade teórico-prática foi voltada para professores e auxiliares de sala e abordou os principais cuidados que esses profissionais devem ter com a voz
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou, nesta quarta-feira (27), uma oficina de treinamento vocal para professores e auxiliares de sala do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Aparecida Bezerra Nunes, no Trapiche da Barra. A ação faz parte da campanha “Amigos da Voz”, que esse ano teve como tema “Sua Voz Importa”, e busca promover atividades de saúde vocal entre os profissionais da educação.
A fonoaudióloga do Cerest, Vanessa Porto, afirma que ao longo do mês foram realizadas diversas oficinas em equipamentos municipais. “Comemoramos o Dia da Voz no dia 16 abril e a campanha deste ano é voltada para os profissionais da educação, que é uma classe que apresenta sobrecarga de trabalho vocal e muitos adoecimentos em virtude desse uso profissional”, destaca.
Durante a oficina desta manhã foram realizados momentos teóricos e práticos com orientações sobre cuidados com a voz e fatores que podem prejudicá-la. As professoras e auxiliares de sala do CMEI Maria Aparecida Bezerra Nunes aprenderam técnicas para o aquecimento e desaquecimento da voz para que possam implantar em suas rotinas de trabalho durante o momento prático da oficina. Já a teoria abordou sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças.
A fonoaudióloga do Cerest, Vanessa Porto, também esclareceu para as profissionais como proceder caso seja detectado algum problema com a voz. “Se esse profissional perceber um cansaço na voz, rouquidão ou qualquer outro sintoma ele pode procurar o Cerest. Como somos um Centro de Referência, esse professor deve vir encaminhado de alguma Unidade de Saúde de Maceió e lá no Cerest, ele passa por consultas com os médicos do trabalho e fonoaudiólogos para ver a necessidade de um tratamento ou se alguma orientação já é suficiente”, explica.
Profissionais da educação aprovam a iniciativa
Lucilene Oliveira é professora do CMEI Maria Aparecida Bezerra Nunes e aprova o trabalho realizado pelo Cerest. “A voz é nosso principal instrumento de trabalho e essa oficina é importante para que a gente possa lidar melhor com nossa voz, principalmente porque trabalhamos com crianças e usamos muito a voz. Então aprender técnicas sobre aquecimento, exercícios, dicas de alimentação e nutrição nos ajuda muito a utilizar melhor a voz. Não costumamos ter essas cuidados no dia a dia, mas a partir de agora vamos cuidar melhor desse importante instrumento”, afirma.
Encontro Formativo
Durante a tarde desta terça-feira (27), a partir das 14h, profissionais do Cerest vão realizar um encontro on-line para discutir com os profissionais de educação sobre temáticas relacionadas à voz. A fonoaudióloga do Cerest, Francimar Gadelha, que também coordena as ações de saúde desse mês vai falar sobre saúde vocal; a nutricionista Taciana Rabelo fala sobre a importância da alimentação saudável para a saúde da voz e Ana Paula Cavalcante, médica do trabalho fala sobre ergonomia.
O encontro ocorre pelo canal do Youtube do Centro Municipal de Formação e é voltado para todos os profissionais de educação que desejem participar.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.