Saúde vacina maceioenses e turistas contra a Covid-19 no CAT móvel na Ponta Verde

Redação 09/12/2021 às 18:27
Saúde vacina maceioenses e turistas contra a Covid-19 no CAT móvel na Ponta Verde

Unidade passa a atender de domingo a domingo, no horário das 10h às 17h, próximo ao totem Eu Amo Maceió da Ponta Verde

Maceió tem 83,71% da população adulta imunizada com duas doses ou dose única da vacina da Janssen e 89,68% da população adulta com pelo menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19. Com o avanço da imunização, a Prefeitura expande o processo de descentralização da vacinação, que conta agora com a imunização na unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista – CAT –, em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e do Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

A unidade fica instalada nas imediações do totem Eu Amo Maceió, na Ponta Verde, e disponibiliza a aplicação de primeira dose, segunda dose e dose de reforço para maceioenses e visitantes. No local, as equipes de vacinação atuam no horário das 10h às 17h, de domingo a domingo, nos meses de dezembro e janeiro. Nesse período, a unidade não funcionará nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, ressalta que a Prefeitura tem se empenhado, desde o início da campanha nacional de vacinação, para oferecer a melhor cobertura à população maceioense.

“O ponto do CAT móvel entrou em funcionamento nesta quinta-feira (9) e estará aberto de domingo a domingo, vacinando, inclusive, visitantes que ainda não tenham se vacinado ou precisem completar seu ciclo vacinal. A determinação do prefeito JHC é de vacinar a maior quantidade possível de pessoas dentro dos públicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que Maceió avance para o controle da pandemia”, informa o coordenador.

Para a secretária de Turismo, Patrícia Mourão, a vacinação na unidade móvel contribui para acelerar o processo, principalmente porque a unidade ficará instalada em um local de grande movimentação tanto de moradores quanto de visitantes.

“A Prefeitura vem dando exemplo na condução da vacinação dos maceioenses e o CAT móvel será mais uma ferramenta para tornar a cobertura vacinal ainda mais célere. Quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido será a retomada das nossas atividades turísticas, culturais e de tantos outros setores que foram prejudicados pela pandemia”, destacou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão.

Podem tomar a primeira dose pessoas a partir dos 12 anos. A segunda dose está disponível para quem já completou oito semanas da primeira dose. Já a terceira dose, pode tomar quem completou a imunização com as duas doses de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer há cinco meses. As pessoas imunossuprimidas podem tomar a dose de reforço 28 dias após a segunda dose.

Onde se vacinar – A vacinação contra a Covid-19 também está disponível de segunda a sábado em quatro pontos fixos localizados no Maceió Shopping, das 9h às 21h, e no Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal de ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom) o horário de funcionamento é das 9h às 16h. Além disso, a Prefeitura mantém oito unidades de saúde vacinando das 8h às 21h e outras doze com vacinação das 8h às 16h de segunda à sexta-feira.

A vacinação em Maceió acontece de segunda a sábado em quatro pontos fixos, no horário de 9h às 21h no Maceió Shopping e das 9h às 16h no Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal de ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom).

De segunda a sexta-feira, exceto feriados, a vacinação também está sendo aplicada em 20 unidades de saúde de todas as regiões de Maceió, sendo uma em cada Distrito Sanitário com horário estendido das 8h às 21h e doze das 8h às 17h.

Unidades de saúde que funcionarão de segunda a sexta, das 9h às 21h

Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
Durval Cortez (Prado);
Pitanguinha;
Antônio de Pádua (Petrópolis);
José Tenório (Serraria);
Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica).


Unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço);
Roland Simon (Vergel);
Unidade Docente Assistencial Cesmac (Farol);
José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia);
Cláudio Medeiros (Rio Novo);
São Jorge;
Paulo Leal (Feitosa);
Aliomar Lins (Benedito Bentes);
Arthur Ramos (Henrique Equelman);
Pimentel Amorim (Salvador Lyra);
Marlene Lanverly (Santa Lúcia);
UDA Unit (Cruz das Almas).

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.