Saúde sexual e reprodutiva na adolescência é debatida com médicos e enfermeiros da Atenção Primária
Atividade reforçou estratégias de atendimento com prevenção e promoção à saúde para o público de 10 a 19 anos
Médicos e enfermeiras da rede de Atenção Primária do Município participaram, nesta terça-feira (27), do Seminário sobre Saúde Sexual e Reprodutiva na Adolescência. Realizada no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, a atividade teve como objetivo reforçar, junto aos profissionais das unidades de saúde, as estratégias de atendimento com prevenção e promoção à saúde para o público de 10 a 19 anos.
De acordo com a coordenadora do programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tereza Paes, a capacitação dos profissionais do Município é uma atividade periódica, que tem a finalidade de ampliar a articulação de ações e garantir mais efetividade às ações de saúde voltadas aos adolescentes.
“Atuamos permanentemente com as unidades, para captar e fortalecer os vínculos com meninos e meninas nessa faixa etária, que é afetada, no seu desenvolvimento, pela influência de inúmeros fatores. É dessa forma que conseguimos trabalhar com eles questões fundamentais na prevenção de agravos, como a gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's)”, ressalta a coordenadora do Programa.
A abordagem do tema do seminário foi feita junto aos profissionais pelo médico generalista e professor da Ufal, João Clínio, que destacou a necessidade do acolhimento adequado aos adolescentes, especialmente na ocasião da primeira consulta desses pacientes, para que se sintam confortáveis e incentivados a dar continuidade aos cuidados com a saúde.
Tereza Paes destacou que, com o monitoramento e articulação com as equipes técnicas das unidades, a coordenação do programa tem conseguido perceber resultados positivos, como a redução do indicador da gravidez na adolescência que saiu do parâmetro (para os anos de 2020-2025) de 18, 79% e chegou a 15,17%, sendo reduzido 3,35% do referido índice, resultado do trabalho de educação permanente e ações de promoção de saúde desenvolvidas pelas unidades de saúde em Maceió.
“É um reflexo positivo do trabalho que temos desenvolvido em conjunto com as equipes da rede de Atenção Primária e o preenchimento correto do prontuário eletrônico no atendimento, que tem nos permitido acompanhar o desenvolvimento da saúde dos adolescentes que procuram os serviços de saúde do Município”, reforçou Tereza Paes.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.