Saúde reúne profissionais da Atenção Primária para discutir sobre dispensação de insumos e curativos
Com participação de cerca de 40 enfermeiras, ação pretende padronizar a liberação desses insumos nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (17), uma reunião de alinhamento sobre a dispensação de insumos em domicílios. A atividade teve como objetivo discutir uma padronização mais criteriosa da liberação dos curativos e, de forma colaborativa, ouvir sugestões da área de Enfermagem, com a finalidade de construir um protocolo para essa dispensação.
Realizada com caráter de capacitação, a iniciativa partiu da Coordenação de Atenção Primária, em parceria com Comissão Permanente de Avaliação e Incorporação das Tecnologias em Saúde de Maceió. Com a intenção de detectar facilidades e dificuldades do atual procedimento e estimular a participação ativa dos profissionais em saúde que trabalham à frente da temática foram reunidas inúmeras sugestões, para incluir critérios no protocolo em desenvolvimento.
“A reunião foi bastante produtiva, pois nos ajudou a colher subsídios para a construção do protocolo de dispensação de insumos e curativos em domicílio. Nossa proposta foi apresentar a versão preliminar, para que os profissionais pudessem opinar e revisar os procedimentos que vêm sendo realizados, para que tenhamos um controle efetivo de quantos usuários necessitam dos serviços, tanto acamados quanto os que retiram esse material na unidade”, informou a enfermeira Géssyca Melo.
A ação sobre o processo de trabalho relacionado à assistência aos usuários que têm de lesões cutâneas crônicas contou com cerca de 40 enfermeiras dos oito Distritos Sanitários de Maceió. Uma delas foi a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Maria Quitéria Lima, que atua na Unidade Rosane Collor, no bairro Clima Bom.
“Foi uma discussão muito importante sobre a formalização deste protocolo, que visa a melhoria do serviço. Será bem proveitoso para o profissional que avalia e para a comunidade que será beneficiada criteriosamente, sem falar no custo-benefício relacionado ao insumo, que ficará mais organizado”, destaca Maria Quitéria Lima.
A enfermeira e coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, também participou da ação e deu sua contribuição.
“Pretendemos realizar outros encontros para colaborar na construção mais criteriosa desse protocolo, visando a necessidade do usuário que mais precisa, pois alguns são acamados com lesões cutâneas e precisam de cuidados. A ideia é ter um controle sobre dos insumos para distribuir igualmente a todos nas unidades, além de manter um olhar sensível ao manuseio e realização dos curativos”, destaca Marlene Oliveira.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.