Saúde realiza workshop voltado ao combate do HIV e Aids
Atividade faz parte das ações alusivas da campanha Dezembro Vermelho
A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, nesta segunda-feira (11), o workshop “HIV/Aids - Alagoas de mãos dadas rumo à eliminação do HIV e Aids”, em parceria com a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais. Realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, no Trapiche da Barra, o evento é parte integrante das iniciativas da campanha Dezembro Vermelho.
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, destacou a relevância do evento. "Encontros assim são fundamentais para a atualização dos profissionais de saúde nas estratégias de vigilância, prevenção e assistência no combate ao HIV e Aids. Eles também são cruciais para estabelecer métodos para eliminar a transmissão vertical do HIV e Aids", afirmou.
O workshop iniciou com um debate sobre Aids e Transmissão Vertical, liderado por Mardjane Lemos, médica infectologista do hospital Escola Hélvio Auto e técnica da Vigilância Epidemiológica de Maceió. A discussão prosseguiu com Lídiva Clark, Assistente Social Sanitarista e especialista em Vigilância em Saúde, abordando o cenário epidemiológico para o HIV no município de Maceió. Arianne Aragão, enfermeira e técnica da área de HIV e Aids na Sesau, expandiu a discussão para o panorama estadual, falando sobre o selo da transmissão vertical.
Após um intervalo, o workshop retomou com a Jussiara Reis, enfermeira e pós-graduanda em Epidemiologia e Vigilância à Saúde, abordando a prevenção combinada e rede de atendimento. A conclusão do evento foi marcada pela apresentação de Alda Rodrigues, enfermeira sanitarista atuante na área de tuberculose, que falou sobre a relação entre tuberculose e HIV.
O evento representa uma contribuição significativa na jornada de Maceió voltadas ao combate do HIV e Aids, enfatizando a importância da colaboração e do conhecimento atualizado no combate a essas doenças.
A mesa de abertura contou com a presença da Natália Sá, Diretora da Vigilância em Saúde de Maceió; Hilary Gabriela, Coordenadora do Programa Estadual de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais; representantes do Programa Municipal de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais de Palmeira dos Índios; e Claudio Vilarins, Coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids em Alagoas.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.