Saúde realiza visitas técnicas com alunos da área da saúde ao Pam Salgadinho
Atividade de extensão foi direcionada à execução do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS e Hepatites Virais
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tem recebido visitas técnicas de alunos da área da saúde. No contexto da educação em saúde, a integração entre instituições de ensino e o campo prático é fundamental para uma formação sólida e contextualizada dos futuros profissionais.
Nesta quinta-feira (14), alunos do curso Técnico de Enfermagem do Grau Técnico realizaram uma visita ao Pam Salgadinho. Na quinta-feira (6), foi a vez dos alunos do 5º período do curso de medicina da Universidade Unima. O responsável técnico do SAE/CTA do bloco I Pam Salgadinho, também preceptor no serviço, Fábio Mota, acolheu e orientou as/os estudantes durante as visitas.
Essas atividades desempenham um papel crucial no processo de formação dos novos profissionais, promovendo uma aproximação dos estudantes com a realidade profissional e contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais.
As visitas técnicas são estratégias planejadas para proporcionar aos estudantes uma imersão no ambiente profissional, permitindo-lhes vivenciar de perto as práticas e os desafios da área de saúde. A atividade foi direcionada a atuação do Programa Municipal de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/AIDS e Hepatites Virais.
A técnica do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Teresa de Carvalho, falou sobre a importância das atividades: “As visitas técnicas são estratégias de aproximação dos estudantes com o campo da prática profissional. O Programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais integra a rede escola SUS, segue abrindo espaço para orientar estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação, fortalecendo a integração ensino serviço comunidade, viabilizando a oportunidade de estudantes, durante seu processo formativo aprenderem sobre prevenção e assistência no campo das IST”, relatou a técnica.
A profissional ressalta, ainda, que as visitas técnicas desempenham um papel crucial na disseminação de informações sobre prevenção e assistência nessas áreas. Ao envolver estudantes de diferentes níveis de ensino – desde o técnico até a pós-graduação –, a SMS contribui para a formação de uma rede de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde pública.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.