Saúde realiza treinamento sobre implantação de profilaxia antirrábica humana

Capacitação foi direcionada para quatro Unidades de Saúde que serão referência para o atendimento

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 17/11/2022 às 14:05
Saúde realiza treinamento sobre implantação de profilaxia antirrábica humana
Quatro unidades de saúde da capital são referências no atendimento à profilaxia da raiva humana. Foto: Gerência de Imunização de Maceió

A Gerência de Imunização de Maceió realizou na tarde dessa quinta-feira (17), no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, um treinamento com quatro Unidades de Saúde que passarão a realizar a profilaxia antirrábica pré-exposição, além da continuidade dos esquemas de pós e reexposição à raiva humana. A medida é indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais.

Participaram do treinamento as Unidades Docentes Assistenciais (UDA) Paulo Oliveira Costa (Cesmac), UDA Professor Gilberto de Macedo (UFAL), UDA José Lages Filho (Unit) e Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo.

A enfermeira da Gerência de Imunização, Jéssica Barboza, explica como vai funcionar essa profilaxia. “O primeiro atendimento ao usuário agredido por animal continuará sendo realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas no Tabuleiro e Jacintinho, além do ambulatório Noélia Lessa devido ao caráter de urgência do atendimento e a continuidade dos esquemas de vacinação serão realizados por essas quatro Unidades de Referência do município”, destaca.

A Raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura e é uma doença 100% letal. Apesar disso, existem medidas eficientes de prevenção da doença, senda uma delas a vacinação antirrábica humana de pessoas expostas ao vírus, por meio de agressões de animais ou que se encontram em risco, devido às suas atividades ocupacionais.

Como funciona a Profilaxia Pré-exposição?

Esta modalidade de profilaxia é uma medida de prevenção que deve ser indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais exercidas por profissionais como:

• Profissionais e auxiliares de laboratórios de virologia e anatomopatologia para a raiva;

• Profissionais que atuam na captura de quirópteros (morcegos);

• Médicos veterinários e outros profissionais que atuam constantemente sob risco de exposição ao vírus rábico (zootecnistas, agrônomos, biólogos, funcionários de zoológicos/ parques ambientais, espeleólogos)

• Estudantes de medicina veterinária e estudantes que atuem em captura e manejo de mamíferos silvestres potencialmente transmissores da raiva.

• Pessoas com risco de exposição ocasional ao vírus, como turistas que viajam para áreas endêmicas ou epidêmicas para risco de transmissão da raiva, principalmente canina, devem ser avaliadas individualmente, podendo receber a profilaxia pré-exposição, dependendo do risco a que estarão expostas durante a viagem.

Para realizar esta profilaxia o usuário deverá apresentar documento que comprove a atividade ocupacional, a exemplo de declaração do serviço em que atua ou contracheque dos últimos três meses com cargo especificado. Estudantes deverão apresentar Termo de Compromisso de Estágio ou declaração da Instituição de ensino. As documentações ficarão retidas.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.