Saúde realiza trabalho de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital

Prefeitura de Maceió atua diariamente no combate ao vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya

Wilson Smith / Ascom SMS 24/06/2023 às 14:00
Saúde realiza trabalho de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital
Trabalho continuado nos bairros de Maceió é fundamental para combater as arboviroses. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realiza um trabalho contínuo de visita domiciliar com o intuito de combater potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Os agentes de combate às endemias têm uma rotina de visita domiciliar para controle do mosquito e a atividade é direcionada, principalmente, às áreas que são identificadas como de maior risco de proliferação do vetor e transmissão das doenças. Atualmente, os bairros que estão sendo priorizados são o Centro, Jardim Petrópolis, Pontal e Chã da Jaqueira. 

A Gerente da GDTVAP, Carmem Samico, falou sobre a atuação do corpo técnico nos pontos estratégicos. 

“Consideramos pontos estratégicos, especialmente borracharias, ferros velhos, depósitos de material de construção, depósito de recicláveis, garagens de ônibus e outros. Então, nessas áreas fazemos principalmente a identificação dos criadouros e focos de mosquitos para realização de tratamento adequado. Também realizamos eventualmente campanhas de coleta de pneus que são descartados de forma inadequada”, explicou.

O município solicita à população que também permaneça vigilante em seu domicílio para o controle do Aedes aegypti, identificando já nesse período de bastante chuva os locais que têm acúmulo de água. É importante lavar bem os utensílios e objetos que estão acumulando água para retirada de possíveis ovos, que podem se tornar larvas.

Disque Denúncia

A população pode denunciar locais que eles observam que tem acúmulo de água pelo Disque Denúncia 3315-5495 ou através do Whatsapp 98242-8489.  Através deste contato, tanto podem ser denunciadas áreas com potencial para proliferação do vetor, quanto para orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.