Saúde realiza trabalho continuado voltado para o combate das ISTs em Maceió

Intervenções educativas e de testagem são realizadas ao longo de todo ano

Wilson Smith/Ascom SMS 06/03/2024 às 14:00
Saúde realiza trabalho continuado voltado para o combate das ISTs em Maceió
Palestra com mulheres de comunidades do litoral Norte. Foto: Equipe IST

Na última segunda-feira (4), a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou uma palestra sobre autocuidado e direito à saúde para mulheres de comunidades do litoral Norte de Maceió. A ação faz parte do projeto do Sesc Alagoas “Conversando Sobre Saúde”, que tem o objetivo de realizar intervenções educativas em diversos grupos sociais.  

A técnica do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Teresa de Carvalho, ministrou uma palestra sobre a temática "Autocuidado e Direito à Saúde". Esta abordagem foi escolhida com o intuito de iniciar as ações educativas do projeto e proporcionar um espaço para escutar as demandas das mulheres da região, além de promover um diálogo aberto sobre a importância do autocuidado e esclarecer sobre os serviços de saúde disponíveis no município de Maceió. 

“Dentre as ações do programa,  são realizadas  intervenções educativas com o objetivo de estimular o autocuidado, a promoção da saúde e consequentemente, prevenir o adoecimento, contribuindo para reduzir os acessos da comunidade aos serviços assistenciais”, contou a técnica. 

A técnica também destacou que tem realizado oficinas de planejamento setorial e ações que envolvem educação permanente como parte do cotidiano de trabalho. “A prática educativa em serviço qualifica os servidores e melhora a assistência aos usuários e usuárias do SUS”. 

Reunião de planejamento e alinhamento para as as ações de 2024 com a equipe. Foto: Wilson Smith/Ascom SMS
Reunião de planejamento e alinhamento para as as ações de 2024 com a equipe. Foto: Wilson Smith/Ascom SMS

Ações extra muros das unidades

A Saúde de Maceió também tem realizado ações integradas com empresas, visando que os trabalhadores tenham também a possibilidade de serem assistidos com testagem rápida e conhecimento sobre prevenção combinada às ISTs.  

"Prevenção no local de trabalho oportuniza acesso às trabalhadoras e trabalhadores que possuem um tempo livre restrito que não coincide com o horário de funcionamento normal dos serviços. E nesse mês da mulher, as empresas têm demandado ao programa de IST e a realização de ações que contribuem com a promoção da saúde de seus colaboradores", ressaltou Tereza Carvalho. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.