Saúde realiza testagem rápida e trabalho educativo na Feira da Reforma Agrária

Ação levou prevenção, diagnóstico e informação em saúde para trabalhadores do campo

Wilson Smith/Ascom SMS 08/09/2025 às 12:31
Saúde realiza testagem rápida e trabalho educativo na Feira da Reforma Agrária
SMS Maceió levou testagem rápida, prevenção e informação em saúde para a Feira da Reforma Agrária. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde(SMS), por meio do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, promoveu testagem rápida e ações educativas na Feira da Reforma Agrária, realizada na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, durante a sexta-feira(5) e o sábado(6).

Nos dois dias de atividades, 100 pessoas foram atendidas e realizados gratuitamente 400 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre prevenção combinada e cuidados com a saúde.

Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, destacou a importância da ação.

“Viabilizar acesso a serviços de saúde é consolidar os princípios do SUS: equidade, integralidade e universalidade. As pessoas trabalhadoras do campo tiveram a oportunidade de participar desta ação em seu espaço de trabalho, recebendo orientações, insumos de prevenção, avaliando sua condição de saúde quanto às ISTs e ampliando o conhecimento para o autocuidado e o cuidado com outras pessoas”, ressaltou.

A parceria da SMS Maceió com a organização da Feira da Reforma Agrária tem se consolidado, e muitos participantes já aguardam esse momento para realizar seus testes rápidos anualmente. A descentralização do serviço amplia o alcance e fortalece a política de saúde preventiva.

Saúde e integração educacional

Na sexta-feira(05), o PET-Saúde Equidade/UFAL e a SMS Maceió participaram da programação da Feira com uma roda de conversa sobre o tema “Direito à Saúde, Integralidade e  Defesa do SUS”. O momento de aprendizado coletivo foi coordenado por Franqueline Terto e contou com a participação de convidados(as): Suely Nascimento – assistente social, integrante do Movimento Popular em Saúde/AL e do Núcleo de Saúde Pública/FAMED/UFAL; Silvana Medeiros – docente do curso de Serviço Social/UFAL – Campus Palmeira dos Índios, integrante do Fórum em Defesa do SUS; Rafael Moraes – médico da Associação Alagoana de Medicina de Família e Comunidade(AAMFC); Mayara Ferreira – psicóloga, residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família/UNCISAL. Também estiveram presentes estudantes, preceptores e professoras do PET-Saúde Equidade de Maceió e Arapiraca, a exemplo dos preceptores da SMS  Maceió Tobias Falcão, Sarah Barros Lins e Zodja.


SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.