Saúde realiza seminário de promoção à equidade no SUS
Evento buscou dialogar sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças nos atendimentos realizados no SUS
Na manhã desta quinta-feira (4), a Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (e-Multi), realizou o I Seminário sobre Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro pretendeu dialogar com os profissionais sobre a importância de atender cada usuário da Atenção Básica de forma inclusiva e promover uma assistência qualificada perante a necessidade de cada pessoa.
O intuito do evento, que aconteceu no auditório da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi promover conscientização e disseminar respeito e inclusão nos atendimentos que são realizados nas Unidades de Saúde, de modo a ampliar o debate sobre a prestação de serviços, destacando a equidade em raça e gênero.
De acordo com Kelly Luz, responsável técnica do e-Multi, o papel dos profissionais da saúde é o de executar a equidade para atender as necessidades dos usuários, de modo a proporcionar um acolhimento e qualidade nos atendimentos.
“Devemos ter olhar atento e sensível à singularidade daquele usuário que é atendido, pois quando há esse olhar, conseguimos promover uma assistência mais qualificada e inclusiva. Desse modo, haverá um acolhimento adequado e humanizado, e também iremos diminuir a evasão, proporcionando um espaço para todos permanecerem cuidando da saúde”, destaca.
O evento contou com palestras informativas, de modo a preparar e capacitar os profissionais sobre direito constitucional em relação à equidade do SUS, na questão de gênero e raça.
Os psicólogos e pesquisadores da área, Samuel Calheiros, Roberta Carolina e o ativista Cauê Assis mediaram a mesa de discussões, a fim de ampliar o debate sobre o atendimento adequado em meio às subjetividades e à igualdade, destacando a inclusão, respeito e empatia.
O seminário contou com a apresentação cultural de Elza Evangelista, com sua arte irreverente e que ressignifica as jornadas raciais e de gênero, que precisam ser exaltadas e inclusas. Também estiveram no evento a presidente da Comissão da Igualdade Racial do município, Arísia Barros, e a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, que prestigiaram o evento e colaboraram com discussões sobre inclusão e equidade no SUS.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.