Saúde realiza roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis com alunos de escola municipal

Atividade educativa teve o objetivo de proporcionar diálogo com os estudantes sobre prevenção e cuidados necessários contra a Aids, HIV e outras ISTs

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/12/2022 às 11:31
Saúde realiza roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis com alunos de escola municipal
Ação foi alusiva à campanha Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids. Foto: Cortesia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue intensificando as ações da campanha Dezembro Vermelho - mês de luta contra a Aids - em Maceió. Dessa vez, a Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS realizou, na terça-feira (6), uma roda de conversa sobre prevenção ao HIV, Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com estudantes da Escola Municipal Pio X, localizada no Prado. 

A atividade educativa teve o objetivo de proporcionar um diálogo com os alunos sobre prevenção e cuidados necessários contra a Aids, HIV e outras ISTs. Ao todo, a ação foi realizada em três turmas da instituição de ensino, com adolescentes de 13 a 17 anos.

“Estamos promovendo atividades em alusão à campanha Dezembro Vermelho para sensibilizar as pessoas pela busca da prevenção. A camisinha, masculina e feminina, continua sendo o método mais eficaz para evitar infecções durante o ato sexual, e reforçamos isso aos alunos, para que se cuidem fazendo o uso do preservativo. Também dialogamos com eles sobre prevenção combinada e como ter acesso aos serviços especializados do município”, informa a técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

Dados

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), divulgados no último dia 22 de novembro, no ano de 2022 foram notificados 328 novos casos de HIV em Maceió, 146 de Aids em adultos e 1 caso de Aids em criança.

Dezembro Vermelho

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

O movimento também visa conscientizar a população à respeito das ISTs, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.