Saúde realiza primeira reunião de projeto voltado à valorização e inclusão no setor

Programa PET-Saúde Equidade terá duração de dois anos e tem o objetivo de fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade

Wilson Smith / Ascom SMS 07/05/2024 às 11:49
Saúde realiza primeira reunião de projeto voltado à valorização e inclusão no setor
Projeto terá ao todo duração de dois anos integrado a comunidade acadêmica aos serveços de saúde. Foto: Wilson Smith

A Secretaria de Saúde de Maceió deu início às atividades da 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde Equidade). Representantes da SMS se reuniram com professores das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participantes do projeto na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) para construir a pauta das atividades a serem realizadas no primeiro mês do projeto. 

Na seleção feita pela SMS foram aprovados três projetos vinculados a quatro Instituições de Ensino Superior, que contam com cursos nas áreas de saúde e de ciências sociais e humanas. Os projetos serão desenvolvidos nas instituições ao longo de dois anos e tem o objetivo de fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências no âmbito do SUS. 

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS e uma das representantes do PET-Saúde Equidade, falou sobre a importância do programa.

“Ao construir uma agenda de atividades para o primeiro mês, o grupo envolvido demonstra compromisso da SMS e UFAL com a pauta da promoção da equidade e valorização dos profissionais do SUS, reforçando o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade mais justa e saudável”, afirmou a profissional. 

Ao longo desses dois anos, o projeto trabalhará junto aos preceptores selecionados, três eixos: 1. Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS,  Gênero,  Identidade de gênero,  sexualidade,  raça,  etnia,  deficiências e as interseccionalidades. 2. Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS,  saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde, e 3. Acolhimento e valorização dos trabalhadores (as) e futuros trabalhadores (as) da saúde no processo de maternagem,  acolhimento e valorização de mulheres,  homens trans e outras pessoas que gestam.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.