Saúde realiza palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis em animais
Cães e gatos são susceptíveis a desenvolver doenças por transmissão sexual
A Equipe Multiprofissional(eMulti) de Atenção Primária de Maceió (estratégia 8) promoveu, nesta quarta-feira(10), uma palestra educativa, na Unidade de Saúde Sérgio Quintella, sobre doenças sexualmente transmissíveis em seres humanos e animais(cães e gatos). A ação faz parte da campanha nacional Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A palestra, ministrada pelo médico veterinário da eMulti Maceió, Lindomar Machado, abordou sobre acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento contra essas enfermidades, inclusive entre os animais.
“Na Medicina Veterinária, tanto cães como gatos são susceptíveis a desenvolver doenças por transmissão sexual, como tumor venéreo, câncer de pênis e vagina, infecções bacterianas e fúngicas”, afirmou o médico veterinário.
Ele ainda apresentou as formas de prevenir essas doenças entre os pets e como identificar uma possível enfermidade no órgão sexual desses animais.
“A principal medida preventiva dessas doenças em cães e cadelas é a higienização dos órgãos sexuais nos momentos do banho semanal, além da consulta com o médico veterinário toda vez que o tutor observar a presença de secreções vaginais e no órgão sexual masculino desses animais. Estas secreções podem ter coloração amarelada, esverdeada, escura ou com presença de sangue, de acordo com a causa do problema. O tratamento deve ser sempre encaminhado e orientado pelo médico veterinário”, explicou.
Durante todo esse mês, o médico veterinário da eMulti Maceió (estratégia 8) estará realizando palestras educativas para os usuários das Unidades de Saúde Sérgio Quintella, no Tabuleiro do Martins, e Aliomar Lins, no bairro do Benedito Bentes, sobre HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis em seres humanos e cães e gatos.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.