Saúde realiza Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal para médicos do Município

Encontro discutiu estratégias efetivas e inovadoras no cuidado da saúde da gestante e do bebê durante o pré-natal

Marília Ferreira/Ascom SMS 20/06/2022 às 14:09
Saúde realiza Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal para médicos do Município
Capacitação qualifica profissionais da Atenção Primária. Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (20), mais uma Oficina de Atualização em Cuidado Pré-Natal na Atenção Primária. O encontro, promovido pelo Programa Saúde da Mulher, ocorreu no auditório da pasta e reuniu médicos pré-natalistas e obstetras que atuam em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Maceió.

O objetivo da capacitação foi discutir a aplicação de estratégias efetivas e inovadoras no cuidado da saúde da mulher gestante e do bebê durante o pré-natal, além de reforçar a importância do ‘Pré-natal do Parceiro’, projeto preconizado pelo Ministério da Saúde como uma das “portas de entrada” aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde à população masculina.

“Queremos proporcionar um atendimento de qualidade e eficaz na vida das gestantes usuárias do SUS para que ela receba um bom atendimento. Por isso, a oficina é um momento para discutirmos e orientarmos os profissionais sobre o tema para que tenhamos menos óbitos maternos, menos crianças nascidas com problemas e menos partos prematuros. A realização do pré-natal é essencial, pois envolve a saúde materna-infantil. Sendo bem realizado, a mãe e o feto obtém sucesso”, afirma a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja de Sá.

Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja de Sá, reforçou importância do pré-natal. Foto: Ascom SMS
Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja de Sá, reforçou importância do pré-natal. Foto: Ascom SMS

Sobre a presença do pai/parceiro durante o pré-natal, Edja explica que os cuidados com a saúde do homem também precisam ser priorizados entre este público para prevenir doenças que possam ser passadas para o bebê.

“Reforçamos que o homem também precisa manter os cuidados com a saúde, e não somente a gestante. Dessa forma, visando a prevenção, o pré-natal masculino conta com alguns serviços de saúde, como a realização de testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis”, ressalta a coordenadora.

O próximo encontro de Atualização em Cuidado Pré-Natal está previsto para acontecer em julho, com a presença de profissionais de laboratórios, onde será discutida a necessidade em realizar a entrega dos exames do pré-natal com celeridade, proporcionando um diagnóstico precoce e evitando, assim, partos prematuros ou a contaminação do bebê durante o parto.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.