Saúde realiza mutirão de exames preventivos para hanseníase após capacitação de profissionais

A preparação dos profissionais começou em junho deste ano e tem o objetivo de qualificar atendimentos e combater a hanseníase com exames preventivos

Nesttor Netto (estagiário)/ Ascom SMS 31/08/2022 às 11:51
Saúde realiza mutirão de exames preventivos para hanseníase após capacitação de profissionais
Promoção de testes rápidos. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nessa terça-feira (30), um mutirão de exames preventivos para a detecção da hanseníase. Foram feitas buscas ativas de 30 usuários cadastrados com objetivo de pesquisar, identificar e promover o diagnóstico precoce, de modo a dar seguimento a tratamentos de possíveis testes positivos para a doença. A ação foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Durval Cortez, localizada no Prado.

Dermatologista Apolônio Carvalho Nascimento, responsável pela capacitação e coordenação dos profissionais na prática. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS
Dermatologista Apolônio Carvalho Nascimento, responsável pela capacitação e coordenação dos profissionais na prática. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS

“Em parceria com a Fiocruz, fizemos dois momentos enriquecedores com os participantes, que foram extremamente importantes para os profissionais se manterem informados e preparados. O teste nos dá duas possibilidades - reagente e não reagente - e quando positivo, não necessariamente essa pessoa desenvolve a doença, porém precisa ser acompanhada durante 5 anos. 95% da população não adoece, no entanto, devem voltar para avaliar o caso”, explica o médico dermatologista, Apolônio Carvalho.

Segundo Andréia Patrícia, terapeuta ocupacional do PCCH, o projeto contou com a participação de 36 profissionais de saúde e 58 agentes, e na prática, por ser uma ação descentralizada, foram a campo três médicos e três enfermeiros por unidade.

Andréia Patrícia, terapeuta ocupacional do PCCH. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS
Andréia Patrícia, terapeuta ocupacional do PCCH. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS

“Visamos a melhoria na qualidade de vida dos pacientes com a doença e a identificação de  novos casos para tratamento, daí a necessidade de capacitar os profissionais para a prestação desse serviço, para aumentar o percentual de cura. A hanseníase atinge 5% da população brasileira - em grau zero, em que a pessoa não desenvolve o à hanseníase; grau um, com perda de sensibilidade na pele; e o último grau que é mais intenso, que pode levar até à amputação de membros - por isso é importante combater esta enfermidade informando aos demais 95% da população, para quebrar os estigmas e tratar”, enfatiza Andréia Patrícia.

Ela explica ainda que, com a capacitação e a busca ativa de casos, os profissionais de saúde estarão mais capacitados para fazer o diagnóstico e tratamento da doença, que é causada pela bactéria Mycobacterium leprae  e transmitida no contato de vias respiratórias e mucosas. A hanseníase atinge a pele e nervos periféricos, ocasionando pioras e prejuízos na questão de mobilidade e percepção. 

Sobre a ação, o médico residente Vitor Rosa ressaltou o quanto foi relevante sua participação na capacitação teórica e prática.

“Esse é um trabalho de saúde permanente, em que o profissional de saúde recebe a capacitação necessária para melhor identificar os pacientes. Isso permite que a qualidade dos atendimentos seja maior e torne o trabalho da atenção primária eficiente, além de nos manter atentos à prevenção dos problemas neurológicos que essa doença pode causar. Por isso, se faz necessário evidenciar o combate à hanseníase”, destaca.

Médico residente, Vitor Rosa. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS
Médico residente, Vitor Rosa. Foto: Rodrigo Carlos / Ascom SMS

Cronograma 

Durante toda a semana serão intensificados os atendimentos à população e usuários para testes rápidos  e encaminhamentos necessários.

QUARTA-FEIRA (31/08) 

URS Roland Simon, no Vergel  

USF Tarcisio Palmeira,  no Pontal 

PAM Dique Estrada, na Ponta Grossa

QUINTA-FEIRA (01/09) 

UBS Jardim São Francisco, na Levada 

SEXTA-FEIRA (02/09)  

USF Hélvio Auto, no Trapiche  

USF Caic Virgem dos Pobres, no Dique Estrada

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.